oficial do SIC detido por suspeita na fuga de dois reclusos na Comarca de Viana

A Polícia Nacional deteve um oficial do SIC acusado de ter requisitado para interrogatório Nicolau Catxama e Jonas Makengo no período de visitas, enquanto o motorista foi visto na porta da referida Comarca desde as primeiras horas da manhã do dia da fuga. No momento da invasão, Nicolau Catxama, mais conhecido por Nico, de 30 anos de idade, condenado a 14 anos e sete meses de prisão, pelo crime de roubo qualificado, bem como Jonas Makengo, mais conhecido por “Pê Jota”, de 22 anos, condenado a 14 anos e 6 meses de prisão por homicídio voluntário, estavam sob alçada de alguns efectivos do SIC para alegado trabalhos operativos, segundo informações avançadas pela Rádio Nacional de Angola, citando uma fonte dos Serviços Prisionais. Desde o dia da fuga, a Polícia emitiu uma nota de procura, com as letras garrafais “Altamente perigoso”, e pede a colaboração de todos os cidadãos no sentido de os denunciar caso os virem. Os dois reclusos apenas tinham cumprido dois dos 14 anos a que foram condenados.

O porta-voz dos Serviços Penitenciários, Menezes Cassoma, disse a OPAÍS que, para além de se envidarem esforços no sentido de os localizar, estão a desenvolver mecanismos no sentido de averiguar o modus operandi da fuga. Importa frisar que no ano passado fugiram da Comarca de Viana um total de quatro reclusos. A primeira fuga foi em Fevereiro, na madrugada do dia 9, perpetrada pelos reclusos Bruno Bernardo Neto, de 18 anos, e o comparsa Alberto Mário Nádio, de 30 anos, que estavam internados, doentes, em tratamento de tuberculose. Os mesmos aproveitaram-se da situação e conseguiram sair do Bloco E, nave 4, e chegaram ao exterior do estabelecimento sem que fossem vistos pelos guardas. Bruno Bernardo Neto, coincidentemente foi condenado também a 14 anos pelo crime de roubo, enquanto o comparasa, Alberto Mário Nádio, estava detido preventivamente sob acusação de crime de abuso de confiança concorrido com ofensas corporais. Os dois estavam na cadeia de Viana há um ano. No mês de Maio, em 2018, mais dois reclusos no establecimento penintenciário de Viana foram dados como prófugos, tendo um dos quais sido capturado. Eram 7 horas quando se encontravam a trabalhar no campo agrícola, sob a vigilância dos efectivos dos Serviços Penintenciários, que os reclusos engendraram a fuga.

Muzango Bunga, de 39 anos, Ricardo Mulunda, de 28 (que foi capturado momento depois), terão escapado pelo muro de vedação da cadeia quando trabalhavam na horta do estabelecimento, conforme contou, na altura, o porta-voz dos Serviços Penintenciários, Meneses Cassoma. Muzango Bunga e Ricardo foram setenciados a dois anos de prisão efectiva por posse ilegal de arma de fogo e os dois já tinham cumprido