Governante supervisiona campanha contra a Poliomielite

Governante supervisiona campanha contra a Poliomielite

A ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, esteve neste Domingo no município do Chitembo (Bié), onde supervisiona a Campanha de Vacinação de Bloqueio contra a Poliomielite, cujo acto oficial nacional do lançamento decorreu, Sexta-feira, nessa província, que prevê imunizar mais de 19 mil menores.

A deslocação ao Chitembo insere-se na visita que a governante cumpre no Bié, que a levou também, Sábado, ao Cuemba, onde se inteirou da situação do Hospital Regional, antes de constatar as obras de construção do novo Hospital Provincial e reabrir o Centro de Reabilitação Física, no Cuito.

Por seu turno, o governador do Bié, Pereira Alfredo, anunciou que estão disponíveis 23 mil doses de vacinas, 64 equipas, num total de 220 elementos, tendo assegurado estarem criadas todas as condições para se atingir os objectivos. Deu a conhecer que a província está há 10 anos sem registar a doença, tendo reforçado o apelo às populações a fim de aderirem às campanhas de mobilização dos profissionais de Saúde.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contacto directo com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e causar paralisia. A aludida campanha, que decorre em três fases e de forma interpolada, durante duas semanas, abrange mais de 340 mil crianças, dos zero aos cinco anos de idade, das províncias do Bié, Cuando Cubango, Huambo, Huíla e Cunene.