Fundação EDUC garante educação gratuita a mais de 300 crianças na Estalagem

Fundação EDUC garante educação gratuita a mais de 300 crianças na Estalagem

O novo Centro EDUC proporciona educação gratuita a 332 crianças da 1ª a 4ª classe, mas a partir do próximo ano vai leccionar até à 6ª classe. A instituição tem capacidade para albergar 400 crianças, possui quatro salas de aulas, três quartos de banho, sendo dois para os alunos (masculino e feminino) e um para os professores. Possui também uma sala para docentes e um gabinete do director. Segundo Saydi Neto, este ano almejam construir ou comprar quatro escolas, mas, infelizmente, por falta de apoios teme que a cifra não será alcançada.

A nova instituição, denominada “Centro Educ”, é um vector do projecto Rede de Suporte Educacional (RS) às famílias mais necessitadas com dificuldades de colocar ou manter as crianças do ensino primário até ao 1º ciclo. O mentor do projecto explicou que pretendem contribuir para a redução do número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino, elevar o nível educacional da população e reduzir a pobreza. Para o efeito, o plano nacional de expansão do projecto RS Educ-1 contempla a inclusão, até 2030, de 1 milhão de crianças no sistema de ensino. Considerando que serão construídos um total de 920 Centros Educ, com capacidade para albergar acima de 333 mil crianças.

Os objectivos específicos da fundação passam por fornecer uma educação académica gratuita, inclusiva e de qualidade, alinhada com o plano nacional de educação. Baseada na componente da moral, cívica, ética e responsabilidade social. Vão ainda proporcionar o ensino da língua estrangeira inglesa e a introdução à literacia financeira, assim como desenvolver diversas habilidades e contribuir para o desenvolvimento integral da criança, incentivando a participação activa das famílias na sua educação e nos centros EDUC. O centro EDUC possui um coordenador geral e pedagógico, oito professores e uma equipa de limpeza. A instituição obedece na sua essência ao plano curricular e ao calendário escolar estabelecido pelo Ministério da Educação.

Conceitos essenciais do Centro Educ

Toda a família desfavorecida, em cujo agregado familiar o rendimento é igual ou inferior a 25 mil kwanzas por mês ou a receita per capita é inferior a 200 kwanzas por dia, tem de ser ajudada, segundo os promotores. Professores ou mentores do projecto RS Educ-1 devem ser alunos do ensino médio ou universitário com formação pedagógica. Já os padrinhos ou madrinhas podem ser pessoas singulares ou colectivas que se comprometem a apoiar monetariamente uma ou mais crianças desfavorecidas. O padrinho irá ajudar mensalmente uma ou mais crianças desfavorecidas, com um montante mínimo de 2.500 kwanzas por criança, deste valor 500 kz será para o mentor.

O compromisso do padrinho com a criança tem a duração de um ano, e é renovado automaticamente enquanto o protector não manifestar por escrito a intenção de cessar o acordo. Reserva- se ao padrinho o direito de cessar o acordo caso a Fundação não apresente os relatórios de prestação de contas. Saydi Neto disse que outro objectivo da fundação é ter uma sociedade em que todas as crianças em idade escolar estejam inseridas no sistema de ensino. Para tal, “pretendemos inserir no sistema de ensino e proporcionar condições necessárias de aprendizagem às crianças desfavorecidas em idade escolar”.