Morreu Toni Morrison, a primeira escritora negra a ganhar o Nobel

Morreu Toni Morrison, a primeira escritora negra a ganhar o Nobel

Um amigo confirmou a morte de Toni Morrison, a primeira escritora negra a ganhar o Prémio Nobel da Literatura. Toni Morrison recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1993.

A decisão da Academia Sueca justificava assim a escolha: “Uma escritora, cujos romances são caracterizados pela força visionária e presença poética que concede um aspecto essencial à realidade americana”. A morte de Toni Morrison, confirmada à Agência AP por um amigo, dá fim a uma carreira premiada e à publicação de uma obra que se tornou emblemática nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Toni Morrison foi a primeira mulher negra a receber o Nobel. Toni Morrison recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1993. A decisão da Academia Sueca justificava assim a escolha: “[Uma escritora] cujos romances são caracterizados pela força visionária e presença poética que concede um aspecto essencial à realidade americana”. A morte de Toni Morrison, confirmada à Agência AP por um amigo, dá fim a uma carreira premiada e à publicação de uma obra que se tornou emblemática nos Estados Unidos e em todo o mundo. Toni Morrison foi a primeira mulher negra a receber o Nobel.

Em 2012, o presidente Barack Obama agraciou- a com a Medalha da Liberdade Presidencial. Nascida Chloe Ardelia Wofford a 18 de Fevereiro de 1931, a autora foi também professora na Universidade de Princeton. Além do Nobel que lhe coroou a carreira de escritora, Toni Morrison recebeu vários outros prémios: o Pulitzer e o American Book Award em 1988 pelo romance Beloved. Este romance foi adaptado ao cinema tendo tido como protagonista Oprah Winfrey e também o actor Danny Glover. Conta a história verídica que aconteceu no Kentucky em 1856 de uma ex-escrava que mata a sua própria filha ainda bebé para que se livre do destino da servidão.