Actriz angolana dá “cartas” em televisão, teatro e projecto musical no Brasil

Actriz angolana dá “cartas” em televisão, teatro e projecto musical no Brasil

Para novamente viver Dona Ivone Lara (é uma das três protagonistas do musical) na temporada paulista da peça. Além disso, Heloísa também está no ambicioso projecto de Lázaro Ramos e Jarbas Bittencourt “Viagens da Caixa Mágica”, peça de teatro infantil que acaba de ganhar a sua versão em álbum musical, com divertidas canções sobre diversidade, aceitação e negritude. Um luxo só. Heloísa também está no longametragem “Sujeito Oculto”, de Léo Falcão, ainda sem data de lançamento definida. Recentemente, também brilhou como apresentadora do “Prémio Sim à Igualdade Racial”, cantando e dançando, além de apresentar a festa da representatividade.

Filha de pai brasileiro e mãe angolana, graduou-se em Artes Cénicas pela Universidade Federal da Bahia. Tem realizado trabalhos em teatro, TV e cinema desde 2003. Fez parte da longa-metragem “Capitães da Areia” dirigido por Cecília Amado. Logo em seguida integrou o elenco da mini-série “Gabriela” de Walcyr Carrasco, pela Rede Globo de Televisão. Nesse período teve o seu trabalho elogiado pelo autor: “Há uma garota que, eu aposto desde já, será um grande sucesso: Heloísa. É uma grande actriz, ouçam o que estou a dizer! Tenho certeza de que daqui por diante estará em muitas novelas”, escreveu.

Devido ao desempenho na mini série Gabriela, em 2014, foi convidada a protagonizar a novela angolana “Jikulumessu”, dirigida pelo português Sérgio Graciano, que foi exibida também no país do “Samba”, pela TV Brasil. Ainda em 2014, foi apresentadora do programa Conexões da Globo Internacional, que teve a sua veiculação em Angola e em todos os países africanos de língua portuguesa. Já no teatro, foi indicada ao prémio Braskem na categoria de melhor actriz pelo espectáculo “O Dia 14”, dirigido por Ângelo Flávio, da Companhia de Teatro Abdias Nascimento. Em 2009, foi indicada ao mesmo prémio, na categoria de melhor actriz coadjuvante pelo espectáculo “A Farsa da Boa Preguiça”, dirigido por Harildo Déda. Um sucesso que se repete a cada novo trabalho.

Heloisa Jorge

Actriz angolana que vive no Brasil desde os 10 anos, primeiro em Minas Gerais e depois na Bahia, onde estudou teatro. Interpreta Gilda, mulher de Amadeu (Marcos Palmeira) e rival de Maria da Paz (Juliana Paes) em “A Dona do Pedaço” nova novela das 21h na TV Globo. No teatro é uma das protagonistas de “Dona Ivone Lara – O Musical”, que começa a temporada paulista em Agosto. E também divide o palco com Lázaro Ramos no infantil “Viagens da Caixa Mágica”.