Bairro dos Ministérios pode recuar da zona da Chicala II

O Presidente da República, João Lourenço, decidiu suspender a construção do Bairro dos Ministérios na zona da Chicala II, na costa de Luanda

Segundo informações postas a circular pelo portal Maka Angola, que cita o director de gabinete, Edeltrudes Costa, como tendo adiantado que o presidente ficou sensibilizado com as revelações contidas nas reclamações que vinham sendo feitas pela opinião pública e, inclusive por este órgão.

“O Presidente João Lourenço garantiu que não haverá mais na Chicala II Bairro dos Ministérios”, afirma a fonte que temos vindo a citar, acrescentando que o Chefe de Estado fez saber “ que tomará medidas adequadas ao caso nos próximos dias”. O projecto do Centro Político Administrativo de Luanda, lançado algumas semanas pelo Governo, em Luanda, estava previsto para ser erguido em três anos numa parceria público- privada.

Nesta mesma semana várias vozes da sociedade civil levantaram fortes críticas ao projecto, classificando não ser prioridade num pais onde se vivem problema sociais severos. O maior partido da oposição, a UNITA, chegou a considerar o projecto, à semelhança de colocar a carroça defronte aos bois.

O seu antigo secretário-geral disse à imprensa que se fosse presidente daquela organização oporse- ía à quele projecto que não-se apresenta como prioridade diante do sofrimento do povo sobretudo numa altura em que morrem pessoas devido a seca. Esta onda de constestaçao observou- se, igualmente, ao nível das redes sociais, onde grande parte dos internautas consideravam-no um luxo na desgraça.

O projecto contaria com 28 edifícios ministeriais e várias unidades de apoio, sem que os custos do megaprojeto fossem revelados. Ministérios, casas protocolares, hotéis, lojas e vários serviços de apoio institucional são algumas das valências que o novo “Bairro dos Ministérios” deveria ter. O empreendimento estaria previsto para a orla marítima de Luanda, na Chicala, uma das áreas mais nobres da capital angolana.

error: Content is protected !!