Atiradores matam uma família de sete pessoas na Etiópia

Atiradores mataram uma família de sete pessoas e feriram outras três na Quinta-feira de manhã no estado etíope de Oromia, a região natal do primeiro-ministro, disseram as autoridades. Não ficou claro quem realizou o ataque ou porque a família foi alvo, mas milícias formadas por grupos étnicos estão a proliferar em toda a Etiópia. A violência está a ameaçar as reformas políticas e económicas empreendidas pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed depois que ele assumiu o poder neste país do Corno de África em Abril do ano passado.

Admasu Damtew, chefe de comunicação em Oromia, disse que o ataque ocorreu no início da manhã Autoridades planearam relaxar as medidas na região de Jammu e Caxemira, um país de maioria muçulmana na Índia, para permitir que as pessoas ofereçam orações na Sexta-feira, informou a mídia, enquanto um bloqueio de cinco dias abafava os protestos contra a retirada do status especial da região do Himalaia. Buscando estreitar o controlo sobre a região contestada, o governo indiano retirou esta semana o direito do Estado de enqua- Combates entre três grupos armados pelo controlo de territórios e do tráfico de drogas na região nordeste da Colômbia expõem cerca de 300 mil civis a potenciais violações de direitos, afirmou o grupo Human Rights Watch nesta Quinta-feira Rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN), dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colôme os mortos eram todos da mesma família. A polícia federal e os militares foram enviados para a área após o assassinato, disse ele.

O ataque aconteceu na cidade de Bordede, no distrito de Gumbi Bordede, informou o seu gabinete num comunicado. Enquanto as reformas de Abiy trouxeram novas liberdades políticas, antigas disputas de fronteira estatal ressurgiram. Grandes grupos étnicos que dominam em muitas regiões estão a exigir mais território e recursos. Ao mesmo tempo, grupos menores, cansados de serem marginalizados, estão a afastar-se. Oromia foi o berço dos protestos que levaram Abiy ao poder, mas também é uma das áreas em que ele tem lutado para manter a paz.

error: Content is protected !!