Sector da indústria lidera lista de propostas da AIPEX

Sector da indústria lidera lista de propostas da AIPEX

Cento e 65 propostas de investimentos privados foram registadas, de Agosto de 2018 a Julho de 2019, pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX). Deste número, 74 pertencem à indústria, o que possibilitará a criação de mais de treze mil postos de trabalho, entre nacionais e estrangeiros

 

De acordo com o relatório da AIPEX, referente ao mês de Julho, essas propostas de investimento estão viradas para os sectores da construção civil (4), Educação (1), Saúde (3), hotelaria e turismo (2), pescas (3), prestação de serviços (21), agricultura (9), comércio (38) e indústria (74). Desses sectores, a indústria é a área que prevê absorver o maior valor de investimento, com mais de mil milhões de dólares, seguida da agricultura, com mais de USD 150 milhões.

Do total de propostas de investimento, destinadas a quase todas as províncias do país, 41 projectos já foram implementados, 116 estão em vias de implementação, três por implementar e cinco abortados (apontados como desistência), segundo o relatório estatístico da AIPEX A implementação dos 41 projectos, avaliados em 783 milhões de dólares, já possibilitou a criação de três mil 620 postos de trabalho efectivos.

Os projectos em implementação (116) estão avaliados em 887 milhões de dólares, enquanto os projectos por implementar (3) estarão orçados em USD 10 milhões. Os cinco projectos que abortaram (desistiram) estavam orçados em 33 milhões de dólares. As províncias de Luanda, com 123 propostas de investimento, Cuanza-Sul (10), Benguela e Malange, com sete cada, são as que mais suscitaram o interesse dos investidores no período em análise.

A AIPEX tem como objectivo promover as exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas. Foi criada ao abrigo do Decreto Presidencial nº 81/18, de 19 de Março de 2018, resultando da fusão da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e da Agência para Promoção de Investimento e Exportações de Angola (APIEX