Mais de Kz 300 milhões foram transaccionados na Feira da Batata-rena

Encerrou no Sábado, 10, no município do Chinguar, a primeira edição da Feira da Batata- Rena e do Milho, que transacionou 342 milhões, 417 mil e 200 Kwanzas, com a venda de diversos produtos agrícolas

O governador do Bié, Pereira Alfredo, valorizou a entrega dos expositores, tendo ressaltado que o montante arrecadado, visou apenas medir o número de participação e o volume de negócios estabelecido. O governante apelou aos expositores para continuarem a dar passos seguros no sentido da diversificação da economia na província. Sublinhou, por outro lado, que a rede de contactos estabelecidos entre os empresários permitiu que a província esteja nos lugares cimeiros da cadeia de produção nacional.

Indicou que, apesar de ser a primeira experiência ao nível da província, demonstrou que o Bié, além do milho e da batata rena, tem a capacidade de produção do feijão, arroz, café, tubérculos e hortaliças diversas. Testemunharam igualmente o evento membros do governo do Cuando-Cubango, Huambo, Benguela, Namibe, empresários nacionais e outros.

Durante os três dias, o evento contou com 176 expositores, mais de sete mil pessoas visitaram o local, bem como foram criados 51 postos de trabalho. Com uma extensão de 70.314 quilómetros quadrados, e uma população de um milhão, 455 mil 255 Habitantes, a província do Bié, além do milho e da batata rena, produz também soja, gergelim, mandioca, café e outros produtos.

error: Content is protected !!