Adalberto Costa Júnior vai a votos na UNITA

Adalberto Costa Júnior vai a votos na UNITA

Uma fonte do partido do “Galo Negro”, que falou sob anonimato, disse a OPAÍS que o político Adalberto da Costa Júnior vai mesmo avançar com a sua candidatura à presidência da UNITA.

Para o efeito, o político deverá convocar a imprensa na próxima semana, ou, mais tardar na seguinte, para explicar à sociedade civil, corpo diplomático e figuras de proa da sociedade as razões deste avanço. Segundo a fonte, Adalberto da Costa Júnior terá recebido uma ovação e felicitações quando, numa reunião da comissão política do partido, anunciou esta pretensão, pela coragem em assumir este desafio na sua longa carreira política na UNITA.

O político vinha sinalizando a sua intenção de concorrer à presidência da UNITA, mas também sempre condicionou a assumpção desta empreitada com um pronunciamento público do actual presidente, Isaías Samakuva, acerca da sua recandidatura, com quem Adalberto não tenciona pleitear pela liderança do partido.

O actual presidente, Isaías Samakuva, ainda não veio a público clarificar a sua posição em relação ao assunto, embora em meios privados diga que não concorrerá a mais um mandato para a liderança da UNITA. Até ao momento, só de Abílio Camalata Numa se conhecia a pretensão de voltar a candidatar-se, pela segunda vez, à presidência da UNITA, depois de ter sido derrotado por Isaías Samakuva no último congresso.