Quatro estreiantes entre os finalistas do “Top dos Mais Queridos 2019”

Quatro estreiantes entre os finalistas do “Top dos Mais Queridos 2019”

Anna Joyce, Halisson Paixão, Jojó Gouveia e Preto Show estreiam- se na lista de concorrentes da fase final do “Top dos Mais Queridos”, ao passo que Bessa Teixeira, Puto Português, CEF, Gerilson Insrael, Rui Orlando e Yannick Afroman, voltam a constar uma vez mais da II fase do concurso, cuja gala de consagração, acontece no dia 26 de Setembro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda. Assim, face ao sorteio realiza- difusão, depois da I etapa de votação para escolha dos “10 Mais” para a presente edição, os ouvintes até ao dia da confirmação do “Mais Querido” poderão votar pela seguinte ordem: 1º Bessa Teixeira (Polombutão), 2º Rui Orlando (Me leva contigo), 3º Gerilson Insrael (Casa comigo), 4º Preto Show (Pedra), 5º Halisson Paixão (Alma Gémea), 6º Jojó Gouveia (Recado), 7º Puto Português (Paciência), 8º Anna Joyce (Destino), 9º Yannick Afromen (Bakongo) e 10º CEF (É só orar).

As expectativas são bastantes altas quanto aos potenciais vencedores entre os três primeiros lugares da ordem de premiação, bem como o prémio da crítica, uma responsabilidade atribuída a um corpo de jurado sob presidência do também músico Dodó Miranda.

O elenco do júri que já está a trabalhar e deverá apresentar o resultado final até ao dia 20 de Setembro à Comissão Organizadora do Top dos Mais Queridos, para avaliar as músicas com base na melodia, arranjos, composição e letra.

Jojó Gouveia saiu bastante satisfeito pelo facto de o seu nome constar na lista dos finalistas da presente edição e, tal como aguardou pela decisão dos ouvintes, nesta fase derradeira volta a depositar a sua confi ança nos ouvintes da Rádio Nacional de Angola.

Homenagem

Este ano a organização do Top vai homenagear os “Cantares da terra”, como sendo uma viagem ao cancioneiro popular angolano, e que valorizam às línguas nacionais, a forma de estar e da angolanidade no seu sentido mais lato. “Esta homenagem resulta de um trabalho de investigação feito em vários pontos do país, baseando-se em conversas e com subsídios dos radialistas da emissora Ngola Yetu, bem como outros agentes que trabalham na recolha de temas populares”.

Este preâmbulo é do director artístico do Top, Adão Filipe, reconcendo também que não está a ser uma tarefa fácil, mas estão a ser feitos esmerados esforços com vista a que os resultados encontrados dos temas, sejam transversais a todos os apreciadores da música popular.

Única mulher

Anna Joyce é a única mulher a concorrer entre os 10 fi nalistas do Top dos Mais Queridos. O tema “Destino” é o que determinou a escolha do público ouvinte da RNA. A “Princesa da Bom Som”, como também é chamada, havia sido homenageada pela organização do Top, há dois anos, pela qualidade, persistência e divulgação do seu trabalho quer no país quer estrangeiro.

O TOP O Top dos Mais Queridos foi instituído pela RNA em 1982, com vista a consagrar anualmente os melhores da música angolana, que sejam mais apreciados pelos ouvintes, nos canais da estação emissora ao nível nacional. O músico Pedrito venceu a primeira edição realizada em 1982, repetindo os feitos em 1984 e 1986, sendo até à presente o único recordista do concurso, seguido por Jacinto Tchipa (1988- 99), Matias Damásio (2007-13), Yuri da Cunha (2009-15) e Ary (2014-16).