Coreia do Norte lança mísseis e chama líder sul-coreano de “impudente

Coreia do Norte lança mísseis e chama líder sul-coreano de “impudente

Pyongyang protestou contra os exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul iniciados na semana passada, e em grande parte simulados em computadores, classificando- os como um ensaio de guerra, e também disparou vários mísseis de curto alcance nas últimas semanas.

A Coreia do Norte disparou mais dois projécteis de curto alcance no mar do seu litoral leste na manhã desta Sexta-feira, disse o Estado- Maior Conjunto sul-coreano (JCS) num comunicado. O Ministério da Defesa do Japão disse não ter visto nenhuma ameaça de segurança iminente no lançamento de projécteis mais recentemente. Uma autoridade dos EUA que pediu anonimato disse que informações iniciais indicaram que ao me- Mais mísseis norte-coreanos cruzaram os céus da Ásia nos um projéctil foi disparado pela Coreia do Norte e que este pareceu semelhante aos mísseis de curto alcance disparados em semanas anteriores.

Outro funcionário disse que os EUA estão a consultar a Coreia do Sul e o Japão. Uma autoridade do Ministério da Defesa de Seul disse que o teste mais recente envolveu tecnologia balística e que uma análise detalhada está a ser feita com os EUA, existindo a possibilidade de os norte-coreanos terem disparado o mesmo tipo de míssil que usaram a 10 de Agosto. Os mísseis foram lançados pouco após as 8 horas locais desta Sexta- feira e percorreram cerca de 230 quilómetros a uma altitude de 30 quilómetros, disse o JCS. Os lançamentos complicaram as tentativas de reiniciar as conversações entre negociadores dos EUA e da Coreia do Norte sobre o futuro dos programas de armas nucleares e mísseis balísticos de Pyongyang.

As conversações sobre a desnuclearização estão emperradas, apesar de um compromisso assumido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e pelo líder norte-coreano, Kim Jong Un, na reunião de 30 de Junho para retomá- las. Antes, nesta Sexta-feira, Pyongyang rejeitou uma petição feita um dia antes pelo presidente sulcoreano, Moon Jae-in, de conversações com o seu vizinho do norte e de unificar as duas Coreias até 2045.

A perda de ímpeto no diálogo entre as Coreias e o impasse na implantação dos compromissos assumidos numa cimeira histórica entre os dois líderes no ano passado é da inteira responsabilidade de Seul, disse um porta-voz da Coreia do Norte.