João Lourenço participa da 39ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC

João Lourenço participa da 39ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC

A 39ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) decorre Sábado e Domingo, na capital tanzaniana. O evento, que contará com a participação de 16 Chefes de Estado e de Governo, ou seus representantes, terá em evidência a discussão de questões de interesse político, económico e social, com realce para a implementação da estratégia e roteiro para a industrialização da região no período 2015-2063.

A sessão de abertura será marcada por intervenções da Secretária Executiva da SADC, Stergomena Lawrence Tax, do Presidente da República Unida da Tanzânia, John Pombe Joseph Magufuli, da Secretária Executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Vera Songwe, e do presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina.

A Tanzânia vai assumir a presidência rotativa da organização regional por um período de um ano, pelo que o Presidente tanzaniano, John Magufuli, que ocupa presentemente a vice-presidência da SADC, asumirá a liderança, em substituição do seu homólogo da Namíbia, Hage Geingob. Desafios e estratégias Durante a Cimeira, devem ser aprovados três programas de suporte a implementação do lema do encontro, nomeadamente o Apoio para a Melhoria do Ambiente de Investimento e de Negócios (SIBE), Apoio a Industrialização e aos Sectores Produtivos (SIPS) e o Programa de Facilitação do Comércio (TFP).

A SADC enfrenta vários desafios, entre os quais a integração económica num espaço regional de mais de 200 milhões de consumidores. A estratégia de industrialização da SADC, adoptada em Abril de 2015, visa alcançar uma economia mais avançada e a transformação tecnológica a nível nacional e regional que permita acelerar o crescimento através do desenvolvimento industrial. ANGOP