Mais de 200 toneladas de café colhidas no município de nhârea, província do Bié

Mais de 200 toneladas de café foram produzidas este ano pelos cafeicultores do município de Nhârea, província do Bié, mais 22 toneladas em relação ao período anterior. Em declarações à Angop, ontem (Sexta-feira), o director local do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Adolfo Sekwalale, afirmou que o aumento de produção é fruto da expansão das áreas de plantação, de 35 hectares este ano, contra dez do ano passado (2018). Com vista a assegurar cada vez mais a cultura do “bago vermelho”, disse que no presente ano foram distribuídos aos produtores perto de 150 mil plantas.

A estas, juntaram-se também 100 mil entregues pelo IDA em 2018. Disse que o IDA tem incentivado os agricultores a apostar na produção de café, através da disponibilização de instrumentos de produção e formação de novos métodos e técnicas para o cultivo do café. A cultura do café, no município de Nhârea, foi relançada em 2015, na altura com a entrega de 44 mil mudas.

A direcção da Agricultura e Desenvolvimento Rural na província do Bié controla 295 cafeicultores e 147,5 hectares de área produtiva. A província do Bié, centro de Angola, possui uma população estimada em um milhão e 455 mil 255 habitantes, distribuídos pelos municípios do Andulo, Cuito, Catabola, Cunhinga, Chinguar, Chitembo, Nhârea, Cuemba e Camacupa.