Nacional de jiu-jitsu decorre animado no Huambo

A sétima edição do Campeonato Nacional unifi cado de jiujitsu decorre desde ontem no Huambo. A prova conta com 150 atletas das províncias do Huambo, Benguela, Bié, Cuando Cubango, Huíla, Luanda, Luanda Norte, Malange, Namibe e Uíge. Deste modo, os combates estão acontecer no Pavilhão Multi- usos “Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem”, no centro da cidade do Huambo.

Os amantes da modalidade vão assistir as provas em sete categorias de menos 40, 55,69, 77, 85, 94 quilogramas e acima dos 94 kg, nos estilos de “fi ghting”, “ne weza” e “duo system”, no sistema de eliminatórias individual e por equipa. Ontem, no acto de abertura, o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Huambo, José Albano Canombo Manuel, apelou aos atletas no sentido de aproveitarem a competição para a promoção da harmonia social e do associativismo, olhando, acima de tudo, os adversários de ocasião como “irmãos”.

O responsável realçou que, apesar de ser um torneio de combate, o espírito de Fair Play e o respeito pelas nick Kyrgios multado pelo ATP Para não variar, Nick Kyrgios é notícia pelos piores motivos.

O australiano foi multado pelo ATP em 113 mil dólares, cerca de 100 mil euros, pelo mau comportamento demonstrado aquando do jogo contra o russo Karen Khachanov, no Masters de Cincinnati, do qual o polémico tenista saiu derrotado. Kyrgios, de 24 anos e 27.º da hierarquia mundial, foi punido por “deixar o campo sem autorização – destruindo duas raquetes na zona de acesso aos balneários -, proferir obscenidades e ainda por conduta anti-desportiva para com o seu adversário”. No fi nal do jogo, o australiano cuspiu quando passava pela cadeira do árbitro, o qual se recusou a cumprimentar, e ainda atirou raquetes e as sapatilhas com que jogou para as bancadas. Ontem, o técnico Tite convocou a selecção brasileira para os primeiros amistosos após a Copa América, diante da Colômbia e Peru.

O destaque da lista é a presença de Neymar, que retorna ao grupo depois da lesão que o tirou da última convocatória. Sem poder contar com o guarda- redes do Liverpool, Alisson, que sofreu uma lesão, e o atacante Gabriel Jesus, que cumpre suspensão após ser expulso na fi nal da Copa América, Tite deu possibilidade ao jovem Ivan, arqueiro da Ponte Preta, e a Bruno Henrique, do Flamengo. O lateral Jorge, um dos destaques do Santos na temporada, também ganhou a primeira oportunidade do comandante. Além disso, o treinador não convocou nenhum jogador envolvido nas meias-fi nais da Copa do Brasil. Assim, Everton Cebolinha fi cou de fora.

O Brasil realiza o primeiro amistoso depois da Copa América no dia 6 de Setembro, diante da Colômbia, no Hard Rock Stadium, em Miami, na Flórida. Depois, a equipa comandada por Tite encara o Peru, no Los Angeles Memorial Coliseum, em Los Angeles, na Califórnia Tite chama Brasil para amistoso em Miami DR decisões das equipas de arbitragem devem estar acima de qualquer anseio, para bem da modalidade e da competição, em particular, que encerra neste Sábado.

O conjunto da província de Luanda, com seis medalhas de ouro, conquistou a edição passada, realizada na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte. Praticada em Angola por mais de três mil atletas, desde iniciados a seniores, o jiu-jitsu é uma arte marcial com origem no Japão, ainda conhecida pelas grafi as japonesas: “Jiu”, como suavidade, brandura, e “jitsu”, signifi – ca arte técnica.

error: Content is protected !!