Menongue conta com novo rei, já entronizado

Menongue conta com novo rei, já entronizado

O novo Rei de Menongue, designado Muangana Vunonge VIII (Manuel Dala), foi oficialmente entronizado ontem e tomou posse, em cerimónia testemunhada pelo governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa.

O novo rei substituiu o anterior Mwangana Vunonge VII (António Augusto Calilo), por sinal seu tio, que faleceu, por prolongada doença, no mês de Abril do ano de 2018. A cerimónia, da entrega do poder tradicional foi testemunhada pelo vice-presidente nacional das Actividades Angolanas (ASSAT), Miguel Matias, com a entrega da medalha tradicional que deve servir de união e combate ao tribalismo.

Comprometeu-se a trabalhar para a unificação dos habitantes do Cuando Cubango, desde que contribuam para o seu progresso social e combater o tribalismo, visando a satisfação do tecido cultural e desenvolvimento económi- Peter Fonda morreu na Sexta-feira aos 79 anos devido a insuficiência respiratória por cancro do pulmão, disse a sua família em comunicado. Peter Fonda é filho da estrela Henry Fonda, irmão da actriz e guru do exercício físico Jane Fonda, e pai da actriz Bridget Fonda.

Era casado com Margaret DeVogelaere (o seu terceiro matrimónio) e tem um filho, Justin. Fonda morreu “de forma pacífica” em sua casa em Los Angeles na Sexta-feira de manhã, de acordo com o comunicado. “Enquanto lamentamos a perda deste homem doce e gracioso, também desejamos que todos celebrem o seu espírito indomável e o seu amor pela vida”, disse a família. co e infra-estrutural.

Solicitou ao governador Júlio Bessa a advocacia em questões como as infraestruturas, bem como a recuperação das estradas que ligam os troços Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo e Caiundo/Cuangar/Calai/ Cuanavale, com vista a facilitar a exportação e importação de bens. Defendeu a necessidade de haver uma estratégia cerrada em torno da preservação dos valores culturais, desde a originalidade dos “reais” reis, sua origem, trajectória, entre outros pressupostos.

Referiu que, recentemente se realizou, em Luanda, capital do país, um encontro em que participaram várias autoridades tradicionais, e em que foi possível notificar que a questão do novo registo de regedores, sobas, reis e descendência de reinados merecesse prioridade. Para o governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, é necessário evitar-se a existência de muitos reis e rainhas na região do Cuando Cubango, para evitar conflitos.

Por outro lado, garantiu ser um processo que terá sequência, mas que, como novo governante, cabe-lhe aferir, com maior atenção, os reais problemas que a população enfrenta, desde a seca, circulação de pessoas e bens, garantir emprego aos jovens, entre outros compromissos. Júlio Bessa mostrou-se disponível para colaborar com as autoridades tradicionais, sobretudo com o novo rei de Menongue, com quem, depois da sua apresentação, já manteve um contacto do qual foi possível se trabalhar para o bem-estar integral de todos os habitantes locais.

Considerou uma cerimónia importante, pois vai permitir a unificação de todos quantos vivem na região e aproveitou a oportunidade para apelar à união com vista a minimizar o fenómeno da seca, assegurando que tudo está sendo acautelado, pelo seu pelouro, no sentido de se dar reposta adequada.

Nascido a 2 de Maio de 1967, durante a cerimónia, o novo rei recebeu como   símbolo de poder e glorificação dos antigos reinados o Cajado (símbolo de união, reconciliação, comunicação) e o machado, que. igualmente. congrega para a unidade, solidariedade, para um fim comum num determinado reinado, em prol de todos.

Fonte: Angop