Menongue ganha meios agrícolas

Menongue ganha meios agrícolas

Pelo menos seis cooperativas agrícolas do município de Menongue, província do Cuando Cubango, receberam na última Quinta-feira “inputs” diversos, numa acção que visa o aumento da produção e melhoria das culturas nas zonas ribeirinhas.

Trata-se de uma tonelada de milho, 300 quilos de adubo, sementes e fertilizantes,180 enxadas, catanas, limas, uma moto-bomba, com vista a intensificarem a actividade agrícola nas zonas ribeirinhas, numa iniciativa do empresário Francisco de Almeida Chicote. O responsável de uma cooperativa, Niniyeta Mussambo, considerou oportuna a entrega dos insumos agrícolas aos camponeses filiados em cooperativas.

O outro responsável, Ernesto Tchalula defendeu a necessidade de o Governo apoiar todas aquelas cooperativas que contribuem para a segurança alimentar daquela circunscrição. Ernesto Tchalula possui 16 hectares, onde cultiva cereais, mandioca, árvores de fruta, entre outras culturas. O Cuando Cubango possui uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, maioritariamente camponesa, que se dedica ao cultivo de milho, massango, massambala, hortícolas, mandioca, feijãofrade, entre outras culturas.