Uganda e Rwanda consagram entendimento na cimeira quadripartida de Luanda

Uganda e Rwanda consagram entendimento na cimeira quadripartida de Luanda

Os Chefes de Estado de Angola, RDCongo, Rwanda e do Uganda reúnem-se na próxima
Quarta-feira (21), em Luanda, numa cimeira quadripartida

Os Presidentes, João Lourenço, Félix Tshisekedi, Paul Kagame e Yoweri Museveni, voltam a reunir-se em Luanda, em cimeira , no sentido de testemunharem a assinatura de instrumentos que consagram os entendimentos alcançados entre o Uganda e Rwanda. Os entendimentos foram alcançados após diligências encetadas por Angola e coadjuvadas pela RDCongo, de acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República.

O encontro surge na sequência da Cimeira quadripartida, realizada a 12 de Julho último em Luanda. Na Cimeira, os quatro Chefes de Estado condenaram a persistência de grupos armados no Leste da RDCongo que obstaculizam o processo de paz em curso e desestabilizam os países vizinhos. Os líderes saudaram os esforços empreendidos pelas autoridades da RDC na pacificação de todo o território nacional, mas condenaram a evolução e persistência dos grupos armados.

Os Chefes de Estado destacaram a importância do “diálogo permanente, franco e aberto” que se deve desenvolver quer a nível bilateral entre os Estados da região quer no plano multilateral, para a consolidação da paz e segurança como premissas fundamentais para a integração económica.

No encontro, ficou decidido priorizar a resolução de qualquer diferendo entre os seus respectivos países por meios pacíficos, através de canais convencionais e no espírito de irmandade e solidariedade africanas. Na Cimeira, os quatro líderes saudaram a vontade do Uganda e Rwanda em prosseguir o diálogo com vista a encontrar uma solução para os problemas existentes.