Mais de 500 mil crianças vacinadas contra pólio

Mais de 500 mil crianças vacinadas contra pólio

Mais de 500 mil crianças, de seis meses a cinco anos de idade, de um universo de 1.184.687 previstas, foram vacinadas contra a poliomielite, no quadro da campanha de imunização que decorre desde sexta-feira, nas províncias do Huambo, Bié, Cuando Cubango, Cunene e Huíla.

A informação foi avançada sábado à imprensa, na Matala, pe la ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, que se encontra na Huíla para supervisionar o Programa Nacional de Vacinação Contra a Ppoliomielite no sul do país.

A ministra afirmou que, apesar do registo de alguns casos, Angola manteve-se livre da póliomielite durante 11 anos, fruto do programa de controlo e segurança epidemiológica levado a cabo pelo governo angolano, para erradicar a doença. Em Abril último, a localidade Tchingengo, que dista a 56 quilómetros do município do Cuvango, Huíla, registou o primeiro caso suspeito da paralisia infantil, bem como na sede da província da Lunda-Norte, totalizando dois casos, o que levou o ministério de tutela a adiantar com o programa para travar a doença.