Tulupuki “corre” na província do Cunene

Um projecto denominado “Tulupuki”, que significa vamos correr em língua nacional Umbundu, promoveu ontem na cidade de Ondjiva, província do Cunene, uma corrida de atletismo num percurso de 10 quilómetros.

O projecto “Tulupuki”, iniciativa do atleta veterano Tiago Tchingui, de 72 anos de idade, teve ínicio em Maio de 2010 na província do Bié, e abrangeu as províncias do Cuando Cubango, Moxico, Luanda- Sul, Lunda-Norte, Malanje,Uíge, Zaire, Bengo, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Benguela, Namibe e Cunene.

A prova contou com a participação de seis fundistas não federados, em seniores, cujo percurso teve ínicio na rotunda do Aeroporto 11 de Novembro até à tribuna municipal, nos arredores de Ondjiva. Apesar da idade, o atleta Tiago Tchingui demonstrou boa capacidade física diante da classe juvenil que o acompanhava, tendo recebido o apoio do público durante todo o percurso. No final da corrida, sem carácter competitivo, Tiago Tchingui mostrou-se satisfeito pelo apoio dos populares, além da aderência dos jovens à prova e elogiou a colaboração do Governo na efectivação da actividade na província do Cunene.

Fez saber que o projecto tem como objectivo motivar os cidadãos para a prática do atletismo. Por seu turno, o director provincial do Gabinete da cultura, turismo, Juventude e desportos do Cunene em exercício, Marcelino dos Santos, disse que o projecto é um ganho para o fomento do atletismo no país.

error: Content is protected !!