embaixadora visita Benguela para constatar projectos financiados pelos euA

embaixadora visita Benguela para constatar projectos financiados pelos euA

Por:Constantino Eduardo, em Benguela

De acordo com uma nota da Embaixada norte-americana a que OPAÍS teve acesso, ao longo da visita, a chefe da missão diplomática dos EUA em Angola reúne-se com membros do Governo da província de Benguela e vai manter contactos de trabalho com líderes da sociedade civil, responsáveis da Educação e Saúde, bem como com a comunidade deste país residente em Benguela.

Saliente-se que os EUA são o principal financiador de programas de combate à SIDA e à malária em Angola, daí o interesse da diplomata em visitar postos sanitários em Benguela.

O objectivo da visita da embaixadora Nina Maria Fite é observar, no terreno, as actividades que os Estados Unidos financiam ou apoiam e abrir uma nova página no diálogo existente com as autoridades locais.

A sua agenda de trabalho reserva para hoje um encontro com o governador Rui Falcão, depois do qual deslocar-se-á à estação de comboios dos Caminhos de Ferro de Benguela(CFB), onde vai conhecer o seu funcionamento e interagir com os passageiros até à cidade do Lobito.

No domínio da parceria empresarial, Angola adquiriu recentemente nos Estados Unidos, por via da companhia General Electric, mais de 100 locomotivas. No seguimento do dia, a diplomata norte-americana visitará o Porto Comercial do Lobito (PCL), onde manterá um encontro com o presidente do Conselho de Administração daquela instituição. No dia 21 de Agosto, Nina Maria Fite começa a sua agenda com uma visita ao Centro de Saúde dos Cabrais e, posteriormente, desloca-se ao Centro Materno Infantil de Benguela.

No período da tarde do mesmo dia, a chefe da missão diplomática dos Estados Unidos visita a Rádio Benguela, onde manterá um encontro com jornalistas beneficiários de acções de formação promovidas pelos EUA e vai à Mediateca de Benguela doar livros, assim como falar com estudantes e utentes do espaço multimédia.