Vice-Presidente homenageia Wuambu Kalunga

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, homenageou, nesta quinta-feira, o fundador do Reino do Huambo, Wuambu Kalunga.

Trata-se de uma figura histórica cujo nome deu origem à província do Huambo, responsável por várias guerras de resistência contra a ocupação colonial, no século XV.

Wuambu Kalunga,  exímio caçador da região do Waku Kungo (Cuanza Sul), instalou-se no território da Caála, nas zonas do Ussombo, Makolo e Kondombe.

Apesar do seu poder de caçador, nunca chegou a assumir cargo de responsabilidade junto do poder tradicional.

Na ombala de Wuambu Kalunga, o Vice-Presidente foi saudado pelas autoridades tradicionais do sector do Muangunja, responsáveis por todo o acervo cultural de Wuambu Kalunga e conservadores da sua linhagem genealógica.

Acompanhado da governadora da província do Huambo, Joana Lina, recebeu explicações sobre o mítico caçador e a sua histórica da região, na voz do soba grande do Muangunja, Gilardo Firmino.

Antes do acesso à Ombala, a delegação do Vice-Presidente passou pelos rituais tradicionais, como forma de respeito e  agradecimento aos antepassados.

Bornito de Sousa, que se encontra desde quarta-feira no município da Caála, província do Huambo, para uma visita de 48 horas, está a constatar a execução das políticas de governação local e de combate às assimetrias regionais, bem como a implementação de projectos estratégicos desenvolvidos localmente.

De igual modo, vai reunir-se com as autoridades locais e os representantes de organizações da comunidade da Caála, além de visitar empreendimentos socioeconómicos.

error: Content is protected !!