Polícia apreende AKZ 23 milhões no Luvo

Vinte e três milhões de Kwanzas, com destino à República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidos, domingo, pela Polícia Nacional, na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, por transgressão cambial.

Em declarações à Angop (hoje), o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Bernardo, informou que os valores, em posse de um cidadão angolano, foram encontrados camuflados num saco preto colocado no meio de roupa.

Segundo a fonte, o referido dinheiro foi descoberto pelos efectivos da Polícia de Guarda Fronteira num trabalho de vistoria e fiscalização de mercadorias, quando o acusado tentava transpor a fronteira em direcção à vizinha RDC.

Explicou que o suposto infractor está a contas com a justiça, e os valores foram entregues à Administração Geral Tributária (AGT) para os devidos procedimentos.

Segundo o instrutivo nº 1/16, de 12 de Abril, do Banco Nacional de Angola (BNA), os residentes cambiais não podem transportar para fora do país um montante em moeda nacional superior a 50 mil Kwanzas.

A medida aplica-se com o sentido de garantir a contínua prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, bem como assegurar a gestão financeira equilibrada do país.

A comuna do Luvo dista a 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, sede

error: Content is protected !!