EUA retomarão “muito em breve” negociações com a China

EUA retomarão “muito em breve” negociações com a China

Trump disse que o seu governo recebeu uma comunicação das autoridades chinesas indicando o desejo de voltar à mesa das negociações para discutir um acordo comercial. “A China ligou ontem à noite (…). Disse: ‘vamos voltar para a mesa de negociação’, logo, voltaremos (…). Vamos começar a negociar novamente muito em breve”, disse Trump à margem da cimeira do G7, em Biarritz, no sudoeste da França. “Acho que vamos ter um acordo, porque agora estamos a lidar nos termos adequados. Eles entendem e nós entendemos”, disse Trump, acrescentando: “Esta é a primeira vez que eu os vejo a querer realmente fazer um acordo.

E eu acho que é um passo muito positivo”. O presidente norte-americano disse iria falar mais sobre a China durante o dia de ontem. Trump e o Presidente chinês concordaram em Junho retomar as negociações. Contudo, as negociações terminaram em Julho em Xangai sem indicação de progresso.

Os negociadores conversaram por telefone este mês e devem encontrar-se novamente em Washington no próximo mês. Na semana passada, Trump aumentou as tarifas sobre a China depois de os chinese taxarem algumas importações dos EUA em retaliação a uma das imposições anteriores de Trump. Trump também ordenou que as empresas dos EUA encontrassem alternativas para fazer negócios na China. Quanto às negociações que decorrem também com a França, Trump afirmou que uma decisão francesa de taxar os lucros das grandes empresas tecnológicas vai determinar se os EUA avançam ou não com a imposição de taxas ao vinho francês.

A transformação do digital é um dos assuntos da agenda do encontro que ainda não foi discutido. A cimeira do G7, que junta os dirigentes da França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Canadá e Japão, terminou ontem ao meio-dia.