Cantora Ana Joyce lidera provisoriamente “Top dos Mais Queridos”

Cantora Ana Joyce lidera provisoriamente “Top dos Mais Queridos”

Este indicador pode vir a se alterar até ao fim das votações, uma vez que não está apenas disponível para voto o webe site, há também, contando para o total da votação final do concurso, o preenchimento de cupões sms e ainda a participação telefónica dos ouvintes em programas, cuja gala acontece excepcionalmente a 26 de Setembro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Entretanto, de acordo com o escrutínio que a nossa reportagem pôde fazer, apenas no site, ontem, a cantora Ana Joyce, que concorre com o tema “Destino”, liderava com 21. 1 por cento, seguida de Yanick Afromen “Bakongo” com 17. 2. Nas posições subsequentes pontificavam Gerilson Insrael “Casa comigo” 14.8, Halison Paixão “Alma gémea” 5.5, Preto Show “Pedra” 4.7, Rui Orlando “Me leva contigo” 3.9, CEF “É só orar” 3.5, Jojó Gouveia “Recado” 2.7, Puto Português “Paciência” 1.6 e Bessa Teixeira “Polombutão” 0.8 por cento.

Este quadro, porém, pode alterar todos os dias até ao fecho do concurso mediante a sequência de votações dos ouvintes da Rádiodifusão Nacional de Angola (RNA), mediante como já adiantado não só no webe site, mas também por sms, preenchimento de cupões e participação telefónica. “Existem outras plataformas para o voto.

Esta não é a única, pelo que cada um dos artistas faz a sua campanha nos canais oficiais como nas suas redes sociais. Mas é bom lembrar, que os ouvintes votam apenas uma única vez no seu artista preferida em cada uma das vias de votação”, explicou uma fonte ligada a organização. Por outro lado, lembrou que é preciso ter-se em conta que este escrutínio que o público pode acompanhar, apenas é possível por via do site, enquanto as demais redes para votação, quer nos programas, sms, facebook e outras é um canal exclusivo da organização.

Crítica

Quanto ao prémio da crítica, este é de exclusiva responsabilidade de um corpo de júri indicado pela organização do concurso, que avalia os artistas quanto a melhor melodia, arranjos, composição e letra, sendo este coordenado pelo músico Dodó Miranda.

Relativamente à premiação, o primeiro classificado receberá dois milhões de kwanzas, o segundo em um milhão, enquanto o terceiro ficam 800 mil kwanzas. Já o valor do prémio da crítica está avaliado em um milhão e 500 mil kwanzas. Saliente-se que, este ano a organização do Top vai homenagear os “Cantares da terra”, como sendo uma viagem ao cancioneiro popular angolano, valorizando às línguas nacionais, como uma forma ser e estar da angolanidade no seu sentido mais lato.

O TOP

o top dos Mais Queridos foi instituído pela rnA em 1982, com vista a consagrar anualmente os melhores da música angolana, que mais seja apreciado pelos ouvintes, nos canais da estação emissora ao nível nacional. o músico pedrito venceu a primeira edição realizada em 1982, repetindo os feitos em 1984 e 1986, sendo até a presente o único recordista do concurso, seguido apenas por jacinto tchipa (1988-99), Matias Damásio (2007-13), Yuri da Cunha (2009-15) e Ary (2014-16).