África Austral terá chuva normal nos próximos meses

Chuva normal com tendência acima do normal na região austral de África é o que se espera nos próximos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, previu ontem Sexta-feira, em Luanda, o 23º Fórum Regional do Clima da África Austral (SARCOF-23).

Este dado foi anunciado no fim dos trabalhos da SARCOF-23, que concluiu aguardar-se, para a maior parte da região, chuva normal e acima da média, com excepção ao sul da República Democrática do Congo (RDC) e norte de Angola e Moçambique que terão precipitação normal. Para ovos que não fugirá muito dos apresentados hoje. Referiu ainda que em comparação ao período homólogo do ano passado, os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) terão maiores níveis humidade em virtude de mais chuvas.

“Em relação aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março teremos igualmente, em quase toda região, chuva normal e acima do normal, excepto a oeste de Angola (província do Namibe) e Namíbia, sul da África do Sul, Zimbabwe, E-swatini e Madagasgar, que terão chuva normal com tendência abaixo do normal.

Participaram do 23º Fórum Regional da SADC sobre Clima mais de 150 técnicos meteorologistas de Angola, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul, Botswana, RDCongo, Comores, E-swatini (antiga Swazilândia), Lesotho e Madagascar. Realizado anualmente na segunda quinzena de Agosto, mês da mudança de estação em Angola, o Fórum Regional do Clima da África Austral (SARCOF) produz toda a previsão sazonal comum dos Estados membros, ajudando os Governos e a população a planificarem as suas actividades.

 

error: Content is protected !!