Kuvango celebra 135 anos com novos projectos de impacto social

O município do Kuvango, localizado no extremo leste da província da Huíla, celebrou na passada Quarta-feira o seu 135° aniversário desde que foi elevado a categoria de vila, a 28 de Agosto de 1884

Por:João Katombela , no Kuvango.

Ao celebrar a data num acto de massas realizado na localidade Mwene Tyiwaku, nos arredores da sede municipal do Kuvango, o seu administrador apresentou os projectos de impacto social que começarão a ser executados ainda este ano. Entre várias acções, Luís Marcelo Ndala destacou a execução do projecto Água Para Todos que vai beneficiar 70 por cento da população da sede municipal. “Quanto aos projectos de impacto social, temos de mencionar o projecto Água Para Todos, que está na sua fase embrionária e com perspectiva de se estender para toda a comuna sede. Neste momento está na fase de instalação do estaleiro da empresa responsável pelo projecto”, anunciou.

Sem adiantar os valores implicados na empreitada, o administrador do Kuvango informou que, ao ser concluído, o projecto permitirá a redução das doenças de fórum hídrico, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM). No âmbito do mesmo programa vão ser construídas 25 salas de aulas com vista a reduzir o número de crianças que estudam debaixo de árvores. Ainda para a melhoria das condições de vida da população, Luís Ndala anunciou que dentro de pouco tempo iniciarão os trabalhos de reparação das vias de acesso, com destaque para as estradas que ligam as comunas do Ngalangue e Vikungo à comuna sede.

O governante explicou que o PIIM prevê a construção de um complexo residencial administrativo. “Assim teremos o começo de uma nova realidade na vida dos munícipes, porque no actual contexto não é possível falar-se de progresso social sem estes bens e equipamentos sociais”, afirmou. Mais de 7.000 crianças em idade escolar fora do sistema normal de ensino O município do Kuvango controla um total de 7500 crianças em idade escolar fora do sistema normal de ensino, por falta de professores e salas de aulas. Actualmente, asseguram o normal funcionamento do sistema de ensino cerca de 914 professores espalhados pelos três níveis, nomeadamente, o ensino primário e o primeiro e segundo ciclos do ensino secundário.

A rede escolar é composta por 115 escolas. Para o presente ano lectivo, que já vai no seu terceiro trimestre, foram matriculados 28.955 alunos em todo o município do Kuvango. Entretanto, a Administração Municipal está engajada na redução do número de crianças que ainda se encontra fora do sistema normal de ensino, com o enquadramento de mais de 264 professores e a construção de mais salas de aulas.

“Estamos engajados em dar soluções aos problemas que assolam o sistema de ensino a nível do município. Como gestores públicos, temos a missão de satisfazer as necessidades colectivas, perspectivando de modo geral o bemestar de todo o cidadão”, garantiu o administrador municipal. O município do Kuvango possui uma população estimada em 91 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2014, sendo maioritariamente Nganguelas que se dedicam a agricultura, pesca e caça.

error: Content is protected !!