EUA sancionam pessoas e empresas acusadas de ajudar a Coreia do Norte

EUA sancionam pessoas e empresas acusadas de ajudar a Coreia do Norte

Os Estados Unidos impuseram sanções sobre duas pessoas e três empresas e identificaram um navio bloqueado, acusando-os de ajudar a Coreia do Norte a escapar de sanções, afirmou o Departamento do Tesouro na Sexta-feira

As sanções visam uma rede de navios que o Departamento do Tesouro diz que se envolveu em transferências de petróleo entre embarcações com a Coreia do Norte, no que seria uma tentativa de ajudar Pyongyang a contornar sanções impostas pelas Nações Unidas. O Departamento do Tesouro diz que dois indivíduos de Taiwan utilizaram a embarcação, que antes havia realizado ao menos duas transferências de navio para navio com embarcações sob bandeira da Coreia do Norte, para transportar 1,7 milhão de litros de produtos de petróleo para um navio com bandeira da Coreia do Norte.

As duas pessoas tinham participação nas três empresas alvo das sanções, segundo o Departamento do Tesouro. Duas das empresas têm sede em Taiwan, enquanto a terceira é localizada em Hong Kong. O Ministério de Relações Exteriores de Taiwan disse neste Sábado que o caso está sob investigação e pediu que cidadãos e companhias não se envolvam em actividades comerciais que violem resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Embora o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha afirmado em público que tem um bom relacionamento com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, os EUA apreenderam um navio norte-coreano neste ano, que segundo o Governo norte-americano estava envolvido em embarques ilegais de carvão, em violação às sanções da ONU.