Ministra de Estado diz que paz social nas famílias consta nas prioridades do Governo

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, afirmou ontem na vila da Muxima, município da Quiçama, que o Governo está a trabalhar para a estabilidade social das famílias, com a execução de programas destinados à melhoria das condições sociais básicas

Para a melhoria da vida nas comunidades, o Executivo tem em acção o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)), que prevê mil e 700 projectos nos sectores da Saúde, Educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas, energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo e saneamento básico, nos 164 municípios do país. O valor total do PIIM é de dois mil milhões de dólares, provenientes do Fundo Soberano.

Este plano congrega necessidades e iniciativas dos municípios ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população. De acordo com Carolina Cerqueira, que falava à imprensa no final da missa de encerramento da peregrinação da Muxima, é objectivo do Estado trabalhar para o bem comum e defesa do interesse nacional, procurando soluções rápidas para a resolução dos inúmeros problemas sociais. Para o efeito, avançou que o Governo espera contar com parcerias rápidas e inclusivas para dar respostas às ambições e aspirações da juventude e a defesa dos direitos das mulheres.

Carolina Cerqueira considerou a Igreja Católica como uma das parceiras mais fortes do Estado angolano, garantindo que se vai encontrar novas formas de intervenção social para ajudar a resolver os problemas da sociedade, fortalecer o papel das família e o crescimento do país a crescer em paz e prosperidade. Reiterou a necessidade do resgate dos valores morais, estabilidade social, concórdia, perdão e, sobretudo, a educação da juventude. Relativamente ao conteúdo da mensagem expressa durante a homilia, proferida pelo bispo Dom Emílio Sumbelelo, afirmou que serve de incentivo para que a construção de uma paz socialmente justa seja efectiva.

A peregrinação ao santuário da Muxima decorreu de 31 de Agosto a 01 de Setembro sob o lema “Com Maria, celebremos a fé em Jesus Cristo”. Em 2020, o evento realizar-se-á em três dias, ao contrário dos actuais dois. Assistiram à missa de encerramento da peregrinação, entre outros, as ministras dos Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, e da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, a secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Fátima Viegas, e o vice-governador provincial, Dionísio da Fonseca.

error: Content is protected !!