Oposição em Moçambique inicia campanha a atacar poder com caso das dívidas ocultas

Oposição em Moçambique inicia campanha a atacar poder com caso das dívidas ocultas

O principal partido da Oposição em Moçambique, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), iniciou a campanha eleitoral sem o líder, Ossufo Momade, e atacou o partido no poder por ter contraído dívidas ocultas de 2,2 mil milhões de dólares

Contraíram uma dívida sem o consentimento do povo moçambicano, aquilo a que hoje chamamos de dívidas ocultas”, destacou André Magibire, secretário-geral da Renamo, num ataque à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), durante um comício realizado no Sábado na Matola, nos subúrbios de Maputo, que marcou o arranque da campanha eleitoral. Após uma caravana pela cidade, postou-se em frente a um mercado que Magibire e dirigiu-se à população. “Quem contraiu [as dívidas]?”, perguntou o dirigente, com o público a responder: “a Frelimo”. “Quem está a sofrer? – O povo”, respondeu quem assistia. O caso das dívidas não declaradas contraídas pelo anterior Governo da Frelimo, entre 2013 e 2014, está sob investigação nos EUA e em Moçambique, com dezenas de detidos por corrupção e lavagem de dinheiro, entre os quais um filho e figuras próximas do ex-Presidente Armando Guebuza, o ex-ministro das Finanças Manuel Chang, antigos banqueiros do Credit Suisse e um negociador do estaleiro Privinvest.

Além de focar as dívidas, André Magibire prometeu uma aposta na satisfação das necessidades básicas da população. A Renamo quer dar prioridade à Educação, com uma atenção especial para o ensino técnico-profissional. O secretário-geral da Renamo pediu o voto no líder do partido e candidato presidencial, Ossufo Momade, que, apesar de não ter estado presente, tem a face estampada nas camisolas dos membros do partido. Questionada pela Lusa, fonte da força partidária referiu que Momade iniciará a sua presença na campanha nos próximos dias. O terceiro partido com assento parlamentar, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), agendou para Domingo um comício de arranque da campanha com o seu líder e candidato presidencial, Daviz Simango, no Gurué, cidade da província da Zambézia, centro do país.