Galeria angolana presente na Feira de Arte ´FNB Art Joburg´ em Joanesburgo

Galeria angolana presente na Feira de Arte ´FNB Art Joburg´ em Joanesburgo

Intitulada “Histórias Trans- Atlânticas”, a Galeria ELA apresentar-se-á entre os dias 13 e 15 de Setembro, na Feira de Arte ´FNB Art Joburg´, que vai decorrer no Sandton Convention Center da cidade de Joanesburgo, África do Sul. Assim, “Histórias Trans- Atlânticas”, “baseia-se na memória colectiva e na identidade de “África”; tanto do continente com a obra de dois artistas angolanos,, Francisco Van-Dúnem “Van” e Ricardo Kapuka, do atlântico, com a obra do artista são-tomense René Tavares, como também do novo continente, com obra do artista afrobrasileiro No Martins”.

Como refere Dominick A Maia Tanner: “há quatro anos o ´ELA – Espaço Luanda Arte´ foi pioneiro e o único representante nacional neste evento anual. Nesta 12ª Edição, voltamos a ser a única galeria a representar Angola, possivelmente face ao agudizar da crise financeira que o país atravessa e o reduzido apoio institucional público – mas sempre apaixonados pela e dedicados à arte contemporânea nacional”, aponta.

A interacção em 2019 da Feira de Arte ´FNB Art Joburg´ irá promover a introdução de duas novas secções, designadamente, ´Gallery LAB´ e ´MAX´. Mandla Sibeko, o novo proprietário e director fundador da ´FNB Art Joburg´, referiu estar empolgado em chefiar a principal Feira de Arte de Joanesburgo, que vem com a grande responsabilidade em manter um padrão que reflete a qualidade dos artistas. “É um novo modelo que se concentra em conteúdo forte e maior colaboração entre galerias e todas as partes interessadas em Joanesburgo e em todo o mundo. “Isso refletir-se-á em menos expositores participantes e numa secção inovadora dedicada a artistas e espaços novos e emergentes, bem como galerias internacionais e aqueles que desejam se envolver com um público africano contemporâneo”, diz Sibeko.

Na secção ´Gallery LAB´, galerias e espaços híbridos do continente, reunir-se-ão para uma conferência anual de colaboração, discussões e compartilhamento de melhores práticas. Esta secção é curada por Nicole Siegenthaler e Banele Khoza, com nove expositores. O ´Gallery LAB´ servirá como incubadora, um espaço para desenvolver e cultivar galerias e programas emergentes, bem como um espaço para exploração; apresentar e testar novos artistas, ideias e modelos de negócios relevantes para o cenário artístico africano contemporâneo.

O ´ELA – Espaço Luanda Arte ´ foi a única galeria Angolana a ser convidada a participar nesta secção, que inclui mais oito galerias de cinco países diferentes: 16/16, Nigeria; BKhz, África do Sul; Eclectica Contemporary, África do Sul; Artes Modzi, Zambia; NO END, África do Sul; Galeria Rele, Nigeria; Incubadora de Artes Rotativas, Nigeria; e Yebo Contemporary, Eswatin