Bloco Democrático realiza Convenção Nacional no fim deste mês

O secretário-geral do Bloco Democrático (BD), João Baruba, anunciou ontem que o seu partido vai realizar de 20 a 21 de Setembro, em Luanda, a sua Convenção Nacional para reflectir sobre a actual situação política, económica e social do país

Em declaração a OPAÍS, explicou que este encontro servirá também para traçar as linhas estratégicas para a participação do Bloco Democrático, enquanto ente da CASA-CE, nas eleições autárquicas de 2020. Será aproveitado também para a elaboração do perfil dos candidatos a autarcas que devem entrar pelo Bloco Democrático para concorrerem pela coligação durante as autarquias. Esclareceu que não devem apenas ser candidatos a autarcas aqueles que frequentaram cursos promovidos pelo Executivo, mas todo o cidadão que se sentir capaz de assumir a responsabilidade deve concorrer.

Situação sócio-económica

Sobre esta matéria, João Baruba disse que o país está num retrocesso porque se continua se assistir ao maior índice de desigualdade social, apontando as famílias que continuam cada vez mais pobres devido à fraca capacidade de compra. “As famílias não conseguem dar de comer aos seus filhos, e isto é mau para um país que é independente há mais de 43 anos”, deplorou.

Nova liderança

João Baruba reconheceu existir um engajamento e sinais positivos por parte da nova liderança do país, encabeçada pelo Presidente da República, João Lourenço, referindo que está a cumprir o programa que prometeu aos angolanos, durante a sua campanha eleitoral de 2017. Trata-se do combate à corrupção, ao nepotismo, à impunidade, o repatriamento de capitais, entre outros, para quem o seu partido sempre defendeu um combate cerrado contra estes males sociais.

Repatriamento de capitais

João Baruba defende que o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, deve revelar o dinheiro que o país já recuperou, resultante da campanha voluntária do repatriamento de capitais. Segundo a fonte, se este exercício não for feito, também levará a muitas interrogações por parte da população, e há quem poderá enquadrar esta campanha como um “trunfo” para possível renovação do seu mandato. O Bloco Democrático faz parte dos seis partidos que forma a coligação CASA-CE, designadamente, PALMA, PADDA, PDPANA, PPA e PNSA, e tem como presidente Justino Pinto de Andrade.

error: Content is protected !!