Luanda regista mais de 300 homicídios num semestre

Luanda regista mais de 300 homicídios num semestre

Com o enquadramento da Operação Reforço, uma iniciativa que visa, dentre outros aspectos, elevar e intensificar os patrulhamentos, tanto o ostensivo quanto o de baixa visibilidade, nos territórios críticos com reforços provenientes dos órgãos de subordinação central, o Comando provincial da Polícia Nacional em Luanda registou, num semestre, 12.617 crimes.

A ênfase é dada aos crimes de homicídios voluntários (323), violação sexual (389), ofensas corporais (1.345) e roubos qualificados (595). A corporação realça que 82% dos homicídios voluntários resultaram da resistência ao intento dos meliantes nos roubos. Foram roubadas 323 viaturas, 131 armas de fogo, 457 motociclos. Foram furtadas 123 viaturas, 441 acessórios de viaturas e 19 cabos eléctricos.

Segundo o intendente Hermenegildo Brito, porta-voz da PN em Luanda, os crimes de roubos e furtos estão associados à proliferação de mercados informais para o comércio de artigos de 2ª mão, sendo que estes artigos têm receptadores com canais de escoamento bastante expeditos que lhes proporcionam elevados ganhos sem riscos.combate à migração ilegal, venda clandestina de divisas e de água e a diminuição da sinistralidade rodoviária, fundamentalmente as motivadas por condução sob efeito de álcool.

Foram detidos 374 suspeitos, sendo 165 em flagrante delito, nas intervenções aos bairros críticos, bem como se procedeu à apreensão de 20 armas de fogo, seis viaturas, 140 botijas de gás butano, 79 motociclos, seis aparelhos de som, cinco computadores, seis mesas de computador, um amplificador, 235 porções de liamba, 300 litros de gasolina, três televisores, seis armas de fogo, dois telemóveis, um televisor e 300 metros de cabos eléctricos.

As buscas aos focos de comércio ilícito de água e materiais de proveniência ilícita vão prosseguir, segundo Hermenegildo Brito, com vista à desactivação de mais focos, uma vez que a denúncia deste fenómeno é contraditória no que toca ao número dos focos desactivados até ao momento. “Haverá um trabalho de sequência investigativa aos suspeitos detidos por tentativa de furto de placas de viaturas no território de Cacuaco, a fim de se chegar aos seus receptadores e os seus comparsas”, garante. Para se efectivar as acções foram mobilizados 12.000 efectivos dos diferentes órgãos inseridos no sistema de defesa e segurança da Província de Luanda, foram precisas 241 viaturas, 123 motorizadas, 3.009 armas de fogo de diversos calibres, 1.029 rádios e 250 telemóveis, 1 helicóptero e 250 telemóveis.