Papa Francisco inicia hoje périplo por África

O Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica, inicia hoje uma visita de três dias à cidade de Maputo, Moçambique, um mês depois da assinatura do acordo final de paz entre o Governo e a RENAMO

Essa viagem enquadrase num périplo que o “Santo Padre” vai realizar por países do sSudoeste africano banhados pelo Oceano Índico. De seguida, na Sexta-feira, parte para a Ilha do Madagáscar e na próxima Segunda-feira estará na Mauritânia. No entanto, só terá tempo para visitar as capitais.

De acordo com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da cidade-estado do Vaticano, o objectivo da visita do Papa aos três países é de promover a paz e o diálogo. “Primeiro será a insistência no tema da paz e depois certamente o tema do cuidado com a Criação, em consonância com o Laudato si”, salientou Parolin, referindo- se à encíclica de Sua Santidade, em recente entrevista ao Vatican News.

Os líderes da força conjunta reafirmam prontidão combativa para garantir que a visita do Papa decorra num ambiente ordeiro, seguro e de paz. A operação de segurança é também integrada por elementos da guarda do sumo pontífice.

O sumo pontífice vai desembarcar no Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo, ido de Roma, dando início a uma visita que se vai estender até Sextafeira. Porque em ocasiões destas a segurança é um elemento indispensável, e as Forças de Defesa e Segurança dizem estar em prontidão e não serão tolerados actos que atentem ao ambiente pacífico que se espera que venha a caracterizar a visita do Papa Francisco ao país.

error: Content is protected !!