Sarampo causa cinco mortes em Capenda Camulemba

Sarampo causa cinco mortes em Capenda Camulemba

A propósito, em declarações à Angop, o director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda-Norte, Gime Nhunga, informou que de Agosto a presente data já foram notificados 31 casos em crianças e adultos, sendo que diariamente são atendidos, em média, cinco pacientes no hospital local. Esclareceu que os cinco óbitos são extra-hospitalares.

Sem avançar números, disse que para contornar a situação,para além da campanha intensiva de vacinação nas escolas, mercados e em todas unidades sanitárias, foi reforçada a equipa de técnicos que está a prestar assistência a pacientes com sarampo no município. Disse que decorrem em todos os municípios campanhas de vacinação de rotina contra a doença, apelando os pais e encarregados de educação a levarem seus filhos para serem vacinados.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus), cujos sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infectada, contacto com a saliva ou secreções nasais.

Em Março deste ano foram registados casos da doença na fronteira do Luau, Moxico, com a República Democrática do Congo (RDC), que se alastrou até ao município do Lucapa (Lunda- Norte) prontamente controla