Simão Mabele impressiona no Ferrovia do Huambo

Simão Mabele impressiona no Ferrovia do Huambo

A presente edição do Girabola Zap 2019/20, Campeonato Nacional, apadrinha o surgimento de mais um jovem futebolista promissor. Chama-se Simão Mabele, tem apenas 19 anos, representa as cores do Ferrovia do Huambo e foi descoberto pelo Progresso do Sambizanga, na escola de futebol do Kilamba Kiaxi.

Naquela que é a sua primeira grande aparição na maior da competição futebolística de Angola, o jovem extremo-esquerdo dá sinais claros de ter assumido um compromisso sério com o futebol de qualidade. Depois de se revelar fundamental na manobra ofensiva dos “locomotivas” do Huambo, durante a disputa do torneio da segunda divisão de apuramento ao Girabola, ao rubricar quatro golos, Mabele surge agora no plantel às ordens de João Pintar, como peça determinante. “Estou a viver um sonho. Desde cedo que buscava uma oportunidade para jogar no Girabola ao mais alto nível, com regularidade. Estive a jogar no Progresso do Sambizanga, mas não cheguei a gozar de grandes oportunidades. Estou no Ferrovia por empréstimo e quero vincar aqui o meu futebol”, disse, decidido, o jovem futebolista promissor em entrevista a OPAÍS.

A alimentar a expectativa de Mabele em torno do futuro da carreira está o facto de, ao cabo de duas jornadas, ter convencido o treinador com a sua exibição. Apesar das derrotas frente ao Cuando Cubango FC e Interclube, no Girabola Zap, o extremo acredita que ainda há muito campeonato e muita história será escrita no percurso rumo aos objectivos. “O grande objectivo é trabalharmos para manter a equipa no Girabola. Esse é o grande desafio do grupo e faremos tudo para que seja possível. Sabemos que não será fácil, porque há muita concorrência, mas somos optimistas e acreditamos no potencial do grupo e no trabalho da equipa técnica”, justificou Mabele.

O jogador espera alcançar outros patamares nesta curta, mas promissora carreira no futebol angolano. Sonha atingir o profissionalismo na Europa, sem pressas e muito menos queimando etapas. A “verdura” dos anos e o longo espaço de progressão que dispõe pela frente alimentam as aspirações de Simão Mabele em conquistar um lugar de destaque entre o leque de jovens futebolistas de mérito.