Acordos económicos relançam cooperação entre Angola e Qatar

Acordos económicos relançam cooperação entre Angola e Qatar

Angola e Qatar acabaram de assinar ontem (08), no Palácio Real do Emir, em Doha, seis acordos de interesse comum que marcam a nova etapa de cooperação económica em diversos sectores.

Os acordos foram subscrito pelo Presidente angolano, João Lourenço, e o ministro dos Transportes do Qatar, Jassim Saif Al Sulaiti Na presença do Presidente da República, João Lourenço, e do sheik Tamim bin Hamad Al-Thani, emir do Estado do Qatar, foi rubricado o acordo entre os governos de Angola e deste país árabe sobre “Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos”, assente no desenvolvimento económico sustentável das partes.

Os dois países concordaram igualmente com o “Protocolo para o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas” para reforçar a cooperação entre os Estados na partilha e harmonização das posições sobre questões bilaterais, regionais, continentais e internacionais. Com vista a consolidar e fortalecer a cooperação entre os dois governos e facilitar a mobilidade dos seus cidadãos titulares de passaportes diplomáticos e especiais, assinou-se “Acordo de Supressão de Vistos em Passaporte Diplomáticos e Especial”.

Criado para estabelecer a cooperação bilateral no domínio da “Marinha Mercante”, Angola e Qatar, a partir de hoje, são parceiros, num dia em que também foi selado o de “Cooperação Económica, Comercial e Técnica”. Este, mais abrangente, visa criar as bases de cooperação económica, comercial e técnica entre as partes nos sectores da Indústria, Minas, Energia, Agricultura, Comunicações, Transportes, Construção, Trabalho e Turismo. Destaca-se ainda o “Memorando de Entendimento entre a Empresa de Gestão de Portos do Qatar (Mwani) e o Instituto Marítimo Portuário de Angola (IMPA)” para cooperação entre as entidades portuárias dos dois países e a respectiva gestão dos sistemas portuários.