Rio Cuanza retratado em livro

Rio Cuanza retratado em livro

A obra, lançada em Março deste ano, em Londres, retrata a aventura da primeira expedição no Rio Kwanza, feita pelos britânicos Oscar Scafidi e Alfy Weston, que em 2016 utilizaram apenas uma canoa (caiaque) de madeira dobrável para navegar num dos maiores rios de Angola.

O lançamento deste livro, com 206 páginas ainda na língua inglesa, visa mostrar ao mundo os encantos do Rio Cuanza, segundo o seu autor Oscar Scadifi. Quanto à tradução do livro para o português, o inglês referiu que estão a ser feitas as possíveis diligências para que brevemente seja lançada a primeira edição em língua portuguesa. Em declarações à Angop, o escritor afirmou que durante a expedição, que durou 32 dias, foram percorridos mil e 300 quilómetros da nascente (Bié) até à foz do Rio Cuanza (Oceano Atlântico).

“Nos 32 dias, eu e o meu amigo Alfy Weston navegamos ao longo do rio em direcção ao Oceano Atlântico. Durante o percurso encontramos uma série de pessoas interessantes, entre garimpeiros, agricultores, pescadores e homens da força de segurança do país”, relatou. Explicou que nem sempre as coisas correram bem durante a expedição, pois sofreram ataques de hipopótamos, picadas de insectos, afundamento em rápidos fluviais, ferimentos graves, foram presos e ameaçados a deportação.

Contou também que a escolha do rio Cuanza surgiu na altura em que trabalhava em Luanda e se encantou com a natureza e os animais fascinantes, facto que o motivou a escrever o livro, para mostrar ao mundo a beleza de Angola. O lançamento da primeira edição do livro, sublinhou, teve duas mil tiragens e permitiu arrecadar mais de 25 mil dólares norteamericanos. De acordo com Oscar Scafidi, uma parte do dinheiro arrecadado servirá para apoiar a Organização Não Governamental de Desminagem “The Halo Trust”. Em cada livro vendido, o autor doa 25 por cento do lucro ao The Halo Trust, visando ajudar a retirar as minas terrestres de Angola até 2025. Além do livro, que está a ser vendido ao preço de dez mil kwanzas, também fez-se um documentário sobre a expedição, que foi apresentado em festivais de cinema no Reino Unido, EUA, Canadá, Austrália e Chipre.

O conteúdo dessa aventura está a ser também analisado para a possível publicação na revista Guinness World of Records, publicada anualmente no mundo e retrata a colecção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente. Oscar Scafidi, 34 anos, é um professor de história e filosofia. Em Julho de 2019 lançou o segundo livro sobre guia turístico de Angola, “Bradls travel Guide”, em inglês.

Embaixadora britânica

Na ocasião, a embaixadora britânica em Angola, Jessica Hand, considerou uma aventura fantástica e fascinante dos dois britânicos.

Lembrou, por outro lado, que em Junho deste ano, o Governo angolano anunciou o financiamento à The Halo Trust para realizar a desminagem de 153 campos minados nos parques nacionais de Luengue-Luiana e Mavinga. Reconheceu que Angola tem vindo a engajar continuamente a conservação da vida selvagem e a promoção do eco-turismo