exercício Felino reúne mais de mil militares da CPLP em Cabo Ledo

Esta é a terceira vez que Angola alberga este tipo de exercício a nível da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa

Por:Ireneu Mujoco

Mil e 500 militares da Comunidade a – de dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) participam desde ontem, no Centro de Instrução de Tropas Especiais, em Cabo Ledo, município da Quiçama, no Exercício da Série Felino, Ciclo 2018/2019 Com duração de 18 dias, participam neste evento os nove países que integram a comunidade, Angola (anfi triã), Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Realizados sob o signo “ Treinar a Paz e Ajuda Humanitária”, depois da cerimónia da abertura os efectivos, incluindo ofi ciais seniores, vão desdobrar-se em várias localidades da comuna de Cabo Ledo.

O director destes exercícios, tenente coronel das Forças Armadas Angolanas (FAA) Timóteo Neves, disse ontem, em conferência de imprensa, que os militares vão fazer demonstrações práticas em algumas comunidades de Cabo Ledo, Barra do Cuanza e Quiçama, nesta primeira semana Estão mobilizados para esta operação vários meios, entre helicópteros, aviões, navios, lanchas, carros de combate e outros. A abertura destes exercícios, que aconteceu às 11 horas e 24 minutos, foi antecedida de um desfi le de tropas em parada, assistida pelo Chefe de Estado Maior General das FAA, general do exército Egídio de Sousa e Santos.

Chamado a intervir na sessão de abertura, Egídio de Sousa e Santos disse que com a realização destes exercícios, está-se a General do Exército Egídio Sousa e Santos dar cumprimento de uma missão de elevada responsabilidade, que se desenvolve num ambiente internacional. Segundo esta alta patente das FAA, durante os exercícios serão feitos vários procedimentos a aplicar em operações de manutenção de paz, gestão de crises, escolta a comboios humanitários, postos de observação, reconhecimento, manobras com meios aéreos, segurança de altas entidades, evacuações médicas e outros. Egídio Sousa e Santos sublinhou que os exercícios da série Felino “são a principal plataforma na prossecução destes objectivos” e constituem o principal fórum de teste de validação de procedimentos para a familiarização de todos os membros da CPLP neste tipo de operações.

Considerou que a estrutura da organização dos conhecimentos adquiridos por parte dos Estados-Membros da CPLP fornece uma base segura para iniciar projecções sobre uma articulação militar conjunta mais harmoniosa. Dirigindo-se às tropas em parada, reconheceu a complexidade que envolve a actuação em missões de apoio à paz e ajuda humanitária. “Justificam-se maiores investimentos não apenas com a capacitação dos recursos humanos”, destacou, mas “também com a harmonização das perspectivas e tradições das forças armadas dos Estados- Membros”. Segundo o responsável, no âmbito dos compromissos internacionais, as Forças Armadas Angolanas são também parte integrante na Força Africana em Estado de Alerta.

Trata-se da Força Multinacional da África Central (FOMAC) e da Força da SADC em Estado de Alerta, respectivamente, reforçando que a componente militar de Angola não se limitará apenas na participação nestes exercícios. Realçou que as FAA têm uma outra amplitude, ou seja, abarcam um conjunto de actividades de preparação e prontidão no contexto das forças regionais em alerta.

Histórico dos países

No seu discurso, o chefe do Estado Maior General das FAA reconheceu que, entre os integrantes da CPLP, Portugal tem um histórico de várias participações em missões de apoio à paz, através das Nações Unidas e outras instituições de segurança internacional. Reforçou que Portugal já esteve presente em quatro continentes, desempenhando importantes funções em exercícios militares. Já o Brasil, de acordo com Egídio de Sousa e Santos, contribuiu e continua a fazê-lo também em missões de paz, sendo uma das mais notórias a sua participação na estabilização do Haiti, tendo destacado igualmente Timor-Leste, que esteve em missão idêntica no Líbano.

error: Content is protected !!