ONU preocupada com violência xenófoba na África do Sul

ONU preocupada com violência xenófoba na África do Sul

A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, expressou hoje tristeza com os “terríveis incidentes de violência xenófoba na África do Sul”, mas elogiou a pronta resposta das autoridades sul-africanas.

“Fiquei triste com os terríveis e recentes incidentes de violência xenófoba na África do Sul, onde tem havido também registos persistentes e fortes de homicídios motivados por violência de género”, disse Bachelet.

A responsável falava hoje, em Genebra, no arranque de três semanas de sessões do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

“Todas as pessoas na África do Sul – nacionais e estrangeiros – têm direitos humanos fundamentais ao abrigo da Constituição e das leis internacionais de direitos humanos”, lembrou.

Bachelet disse ainda ter registado “com agrado as declarações do Presidente [sul-africano] exortando as autoridades a agirem rapidamente para assegurar protecção para as vítimas e responsabilização para os autores, para estancar esta onda de crimes”.

Desde 01 de Setembro, pelo menos 12 pessoas morreram devido à violência xenófoba que atinge a África do Sul, segundo dados das autoridades sul-africanas.

Os ataques têm visado sobretudo cidadãos estrangeiros, mas a nacionalidade das vítimas é desconhecida.

Esta onda de violência na África do Sul, principal potência industrial do continente, é alimentada pelo elevado nível de desemprego e de pobreza no país.

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, manifestou-se, na semana passada, “muito preocupado” com a vaga de violência contra os imigrantes africanos, nomeadamente nigerianos, anunciando o envio de uma delegação a Pretória para transmitir as suas inquietações.

Também o chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, considerou que os “incidentes na África do Sul interpelam a todos”, apelando para o “respeito” e a “calma” entre “países e povos africanos”.

A Comissão da União Africana condenou já os ataques contra cidadãos estrangeiros na África do Sul, pedindo protecção para as potenciais vítimas e suas propriedades no país.