Mais de 300 mulheres com VIH no município de Viana

Mais de 300 mulheres com VIH no município de Viana

Trezentas e vinte e uma mulheres, das 20.571 senhoras testadas em 2018 e no primeiro semestre de 2019, foram diagnosticadas com VIH no município de Viana, em Luanda, noticiou a ANGOP

Os dados foram apresentados ontem, Terça-feira, pela supervisora do programa do VIH em Viana, Henriqueta Paim, no âmbito da campanha “Nascer livre para brilhar”. De acordo com a estatística, as mulheres testadas nesta parcela da cidade estão na faixa etária entre os 15 e os 49 anos. A responsável lamentou o facto de muitas mulheres infectadas abandonarem as consultas pré-natal, optando por fazer o parto em casa, com a ajuda das parteiras tradicionais. Indicou que as mulheres grávidas infectadas que continuam com as consultas, assim como as crianças, são acompanhadas por técnicos das unidades hospitalares existentes no município.

A madrinha do projecto “Nascer livre para brilhar” em Viana, Lucília da Costa, disse que com a ajuda de todos será possível inverter o quadro na circunscrição. ‘’Nascer livre para brilhar’’ é um projecto liderado pela Primeiradama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, em parceria com o Ministério da Saúde, com o objectivo de diminuir e prevenir o elevado índice de Transmissão do VIHSIDA de mãe para o filho. O município de Viana dista 20 quilómetros do centro da cidade capital e é composto pelos distritos urbanos de Vila Flor, Zango, Baia, Kicuxi, Estalagem e Viana (sede), para além da comuna de Calumbo.