Governador do Moxico aponta agricultura como prioridade

Governador do Moxico aponta agricultura como prioridade

O governador da província do Moxico, Gonçalves Muandumba, declarou, quarta-feira, em Cazombo, que o governo local vai apostar no relançamento da agricultura para tornar a província no principal celeiro alimentar do país. Em declarações à Angop, disse que tal pressuposto passa primeiro pela reabilitação de estradas e pontes para estimular investimentos, de modo a desenvolver a agricultura em grande escala e criar mais postos de trabalho principalmente para a juventude.

Reafirmou o interesse do Moxico voltar a ser o maior produtor de arroz no país, a par do massango, massambala, milho, mandioca, batata doce e do mel, no quadro dos esforço para a diversificação da economia e garantir a auto-suficiência alimentar. Segundo o governante, o Moxico tem terras férteis, aráveis e extensas e uma população jovem que precisa de apoios para garantir a produção de produtos agrícolas e seu escoamento.

Garantiu, também, facilidades de aquisição de terras aos que pretendem investir na agricultura na região, sem burocracia. Gonçalves Muandumba informou que o Fórum sobre agricultura, que inicia sexta-feira, deve fazer um diagnóstico sobre a agricultura na província e conceber um programa integrado sobre o sector, estabelecer o apoio a prestar ao empresariado e as famílias que vivem da cultivo da terra.

O Fórum vai decorrer sobre o lema “Desenvolver agricultura, criar emprego e combater a pobreza”. Declarou que a visita do Presidente da República, João Lourenço, à província do Moxico, pode contribuir para a redução das assimetrias regionais, pelo facto de iniciar no município do Alto Zambeze, o maior da província com cerca de 48 mil quilómetros quadrados e onde falta quase tudo.