Executivo anuncia a construção de centros de hemodiálise em todo o país

Executivo anuncia a construção de centros de hemodiálise em todo o país

A construção destas unidades clínicas vai permitir que os doentes renais de todo o país tenham melhor qualidade de vida em função da assistência de proximidade

Por:Domingos Bento 

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou ontem, no Moxico, que o Executivo vai construir centros de hemodiálise em todas as capitais de província, de forma a atender as necessidades de pacientes com problemas renais.

Sem adiantar a datas concretas, Sílvia Lutucuta fez saber que, tendo em atenção o enorme fardo que as doenças crónicas não transmissíveis, como a hipertensão e a diabetes, causam às populações, sobretudo em jovens em idade activa, achou-se por bem construir- se em todo o país centros de hemodiálise para atender ao número elevado de pacientes nesta especialidade, evitando o esforço de se movimentarem longas distancias em busca de tratamento.

A governante, que falava aos jornalistas no acto de inauguração do centro de hemodiálise do Hospital Geral do Luena, disse que a construção destas unidades clínicas vai permitir que os pacientes com problemas renais tenham melhor qualidade de vida em função da assistência de proximidade.

Sílvia Lutucuta fez saber que o Centro de Hemodiálise do Luena representa um ganho para a população e vai atender, semanalmente, mais de 40 pacientes em sistema de diálise, em dois turnos diários. “Este centro representa um ganho não só para o Moxico, bem como para o corredor do Leste, porque vai atender também as províncias da Lunda- Sul, Lunda-Norte, Cuando Cubango e Bié”, frisou.

Hospital de Camanongue já em funcionamento Outra unidade que entrou em funcionamento desde ontem é o Hospital Municipal de Camanongue, a 50 quilómetros da capital, Luena. A unidade, reinaugurada ontem pelo Presidente da República, João Lourenço, dispõe de uma série de serviços clínicos que vão contribuir na melhoria da assistência sanitária das populações locais, bastante carenciadas.

De acordo com Sílvia Lutucuta, a instituição faz parte do programa estratégico de assistência de proximidade no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), prestando serviços de cirurgia, medicina, pediatria e obstetrícia O hospital tem capacidade de internamento para 70 camas e está equipado com o serviço de telemedicina. “São ganhos de que a província do Moxico dispõe, sobretudo com a humanização dos serviços com profissionais bem capacitados e que vão dar o seu melhor para atender as populações de Camanongue”, frisou.