Mugabe será enterrado em santuário nacional, diz família

O presidente fundador do Zimbabwe, Robert Mugabe, será enterrado num santuário nacional, em Harare, no Domingo, disse o porta-voz da família Mugabe na Sexta-feira, contradizendo os comentários do dia anterior que sugeriam que a família estava a resistir aos planos de enterro do governo

Mugabe, que governou o Zimbabwe por 37 anos até ser deposto pelo seu próprio exército, em Novembro de 2017, morreu num hospital de Singapura há uma semana, aos 95 anos. Uma disputa pelo local de sepultamento ameaçou minar o seu sucessor, o presidente Emmerson Mnangagwa, ex-deputado de Mugabe que conspirou para derrubá- lo e expor profundas brechas no partido governante, ZANU-PF. “Posso confirmar que ele será enterrado no Monumento aos Heróis Nacionais no Domingo”, disse o porta-voz da família Leo Mugabe, acrescentando que uma cerimónia oficial seria seguida de um vento familiar privado no monumento aos heróis da guerra de libertação contra o governo de minoria branca .

O corpo de Mugabe chegou ao Zimbabwe ido de Singapura na Quarta-feira e começou três dias em estado na quinta-feira. Alguns dos parentes de Mugabe expressaram amargura pela maneira como ex-companheiros de Mnangagwa o demitiram e pressionaram para que Mugabe fosse enterrado na sua aldeia natal.

Na Sexta-feira, dignitários estrangeiros deveriam começar a chegar a Harare antes do funeral de Estado planeado para o Estádio Nacional de Desportos do país no Sábado. Os chefes de Estado que devem comparecer ao funeral incluem o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa e o Uhuru Kenyatta do Quénia.

error: Content is protected !!