Gervásio Sambambi, um jovem angolano que nasceu para as artes

Gervásio Sambambi, um jovem angolano que nasceu para as artes

Por:Augusto Nunes

Com um talento natural, herdado da mãe e dos tios, Gervásio Sambambi, estudante de Arquitectura e Urbanismo, tem uma enorme paixão pelas artes. Estudante dedicado, tem trabalhado arduamente para solidificar o seu trabalho no mercado nacional afirmando-se como Cartoonista, Projectista, Designer Gráfico, Ilustrador, Escritor e Cantor. A sua carreira começou muito cedo, uma vez que o desenho é um talento nato da sua vida.

O jovem artista teve a primeira descoberta artística aos 5 anos, e, como quase toda as crianças, cresceu a ver desenhos animados marcantes, como o Bambi, o Pinóquio, o Dumbo e o Rei Leão. Desde então, a sua grande influência artística tem sido o grande astro, criativo e empreendedor, Walt Elias Disney”. Ainda com um curto percurso profissional, em 2015 Gervásio marcou presença no maior Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, denominado “Luanda Cartoon”, com a obra “Mandadas e Joãozinho”.

O artista teve o privilégio de estar entre os melhores artistasangolanos e com este incentivo, Gervásio “deu vida” a alguns projectos em carteira, como o “Projecto Educando” e a “Biografia do Amor”, já concluídos.

Projecto Educando

É a elaboração de uma exposição de Banda Desenhada nas escolas, creches, hospitais e igrejas, onde o autor pretende passar a mensagem pela via dos desenhos, com valores positivos, a propagação do conhecimento da cultura nacional, assim como meditações sobre o quotidiano e comportamentos positivos e negativos que alguns jovens apresentam nas instituições.

Biografia do Amor

Trata-se de um trabalho de ilustração e de carácter literário, (Livro Bibliográfico), que contém imagens e dedicatórias lindíssimas dedicadas ao amor. A “Biografia do amor” é o melhor presente de dedicatórias para homenagear alguém. Pode ser oferecido como prenda de aniversário ou como um brinde para casamento. A ideia inicial deste projecto, passa pela divulgação, numa primeira fase. O referido trabalho será brindado aos apresentadores Daniel Nascimento e Stela de Carvalho.