Lopo do Nascimento: “Agostinho Neto é uma figura incontornável da nossa história moderna”

Lopo do Nascimento: “Agostinho Neto é uma figura incontornável da nossa história moderna”

O ex-primeiro ministro de Angola, Lopo do Nascimento, referiu que o Presidente Agostinho Neto foi um grande líder e é uma figura incontornável da história moderna amgolana

Por:Maria Custódia

Lopo do Nascimento disse ontem, em Luanda, que o primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, foi um verdadeiro líder, muito humano e compreensivo. Para ele, Neto sabia sancionar e desculpar quando necessário, um camarada dos seus camaradas.

“É uma figura incontornável da nossa história moderna”, declarou O nacionalista, que falava à imprensa no fim da palestra que dissertou sob o tema “A vida e obra de Agostinho Neto no contexto actual”, disse também que no momento de várias dúvidas e indecisões havia uma luz que os guiava, que era o Presidente Neto.

Para o orador, o objectivo de Neto sempre foi unir os três movimentos de libertação de Angola, FNLA, UNITA, MPLA, pois considerava que a luta era contra o colonialismo e não entre os irmãos angolanos. Em poucas palavras, o ex-primeiro- ministro de Angola de 11 de Novembro de 1975 a 09 de Dezembro de 1978, que já abandonou a vida política activa, defende que a juventude deve aproveitar como legado de Agostinho Neto o cumprimento da palavra e a seriedade na tomada de decisões.

Considera estes aspectos como fundamentais, porque compreende que não vale a pena prometer coisas e não cumprir. Por outro lado, uma comandante da guerrilha durante a luta armada de libertação nacional, Rodeth Gil, manifestou que a abertura da III Região Político-militar foi um acto de muita coragem do presidente Agostinho Neto, que muitas vezes perguntou aos soldados se queriam lutar pela Independência e serem livres ou seria melhor desistir para viverem como escravos na sua terra.