Sarampo causa nove mortes no Lucapa

Sarampo causa nove mortes no Lucapa

Em declarações à imprensa, o director do complexo hospitalar do Lucapa, Fernando dos Passos, informou que desde o início do surto de sarampo registam cinco a sete novos casos por dia em crianças e adultos. Sem avançar o total de casos já registados, alertou a população a não optar por tratamentos caseiros, sob pena de colocarem em risco a vida do paciente.

Disse que para contornar a situação, além da campanha intensiva de vacinação nas comunidades, decorrem acções de sensibilização e aconselhamento sobre as medidas de prevenção da doença. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus do sarampo (Measles morbillivirus), cujos sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Transmite-se facilmente por via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infectada, contacto com a saliva ou secreções nasais.

Em Março deste ano foram registados casos da doença na fronteira do Luau, Moxico, com a República Democrática do Congo (RDC), que se alastrou até ao município do Lucapa (Lunda Norte) prontamente controlada pelas autoridades sanitárias. O município de Lucapa, cerca de 150 quilómetros da cidade do Dundo, tem mais de 200 mil habitantes.