Exército nigeriano diz que ONG ajudou terroristas e obriga a fechar escritório

Exército nigeriano diz que ONG ajudou terroristas e obriga a fechar escritório

 

O exército no nordeste da Nigéria forçou a organização sem fins lucrativos Acção Contra a Fome a fechar o seu escritório na região, acusando-a na quinta-feira de ajudar grupos terroristas como o Boko Haram e o Estado islâmico

A agência de ajuda internacional disse que foi ordenada por soldados para fechar o seu escritório principal em Maiduguri, estado de Borno, na Quarta-feira. O coronel Ado Isa, sub-director de Relações Públicas do Exército, disse que a Acção Contra a Fome foi alertada várias vezes que estava “ajudar e favorecer os terroristas”, fornecendo alimentos e drogas. “Consequentemente, o AAH foi declarado persona (non) grata”, disse Isa. O grupo humanitário, que se concentra no fornecimento de água, alimentos e cuidados de saúde, particularmente em áreas afectadas por conflitos e fome, pediu às “autoridades competentes” que deixem que continue o seu trabalho.

“Esta decisão, sem aviso prévio e sem qualquer explicação, põe em risco a assistência que a Action Against Hunger oferece às pessoas mais vulneráveis do Estado de Borno e interrompe, com efeito imediato, a assistência da Action Against Hunger para milhões de pessoas em Maiduguri, Monguno e Damasak “, disse o grupo em comunicado. Em Julho, um membro da equipe da Action Against Hunger e cinco outros viajando com ela foram seqüestrados pela filial da África Ocidental no Estado Islâmico.

No total, cerca de 30 mil pessoas foram mortas e mais de 2 milhões foram forçadas a fugir de suas casas, na insurgência de uma década liderada pelo grupo militante islâmico Boko Haram. O Estado Islâmico da África Ocidental (ISWA) se separou do Boko Haram em 2016. As Nações Unidas disseram que 7,1 milhões de pessoas ainda precisam de assistência humanitária na região.