Príncipe Harry visita Angola, mas Meghan Markle e o filho, Archie, ficam na África do Sul

Príncipe Harry visita Angola, mas Meghan Markle e o filho, Archie, ficam na África do Sul

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Meghan Markle, aterraram nesta Segunda-feira (23) na Cidade do Cabo, na África do Sul, para começar a tournée de 10 dias por vários países do continente africano.

É a primeira tour que o casal faz desde o nascimento de Archie Harrison, seu primeiro filho – que também participa na viagem.

Harry e Meghan chegaram à cidade no fim da manhã, segundo o jornal “Daily Mail”, depois de um voo noturno pela British Airways. No mês passado, o casal foi bastante criticado por usar um jacto particular para ir a Nice, em França.

Sem cerimónia formal de boas-vindas, o casal visitou a cidade de Nyanga, a cerca de 20 km da Cidade do Cabo, que registou mais assassinatos que qualquer outro relatório policial entre 2018 e 2019, segundo a Reuters: 289.

Harry e Meghan conversaram com membros do “The Justice Desk”, grupo que ensina auto-defesa e empoderamento a crianças vulneráveis. O casal também dançou com a população local.

Ambos fizeram discursos:

“Agora é a hora de nos juntarmos como comunidade, e aplaudimos aqueles que lideram o caminho para a contínua transformação da África do Sul”, disse o príncipe à multidão.

E acrescentou: “O momento é de redefinir a masculinidade”, disse Harry. “Trata-se de criar a sua própria pegada para os seus filhos seguirem, para que você possa fazer uma mudança positiva no futuro.

“Os direitos das mulheres e meninas são algo muito próximo do meu coração… Eu sei que quando as mulheres têm poder, toda a comunidade floresce “, continuou Meghan.

“Numa nota pessoal, gostaria de dizer que, embora eu esteja aqui com o meu marido, como membro da família real, quero que saibam que, para mim, estou aqui como uma mãe, como esposa, como mulher – como uma mulher de cor e como vossa irmã”, acrescentou. O compromisso seguinte do casal real ficou marcado parao Distrito Seis – um antigo bairro mestiço em que escravos libertos, migrantes, trabalhadores e comerciantes viveram lado a lado por décadas. Em 1966, segundo a rede de televisão americana CNN, o Governo sul-africano declarou a área como “somente para brancos”, e mais de 60 mil moradores foram retirados à força e mandados para a região de Cape Flats.

Eles também devem encontrarse com o arcebispo Desmond Tutu e outros dignatários do país em algum momento da viagem.

Depois da África do Sul, Harry irá sozinho ao Botswana, para uma visita de trabalho. Em seguida, parte para Angola, para visitar um projecto de remoção de minas que aparecia em algumas das fotos mais famosas da sua mãe, a princesa Diana.

O príncipe termina a sua parte solo da tournée no Malawi – onde se irá encontrar com o Presidente Peter Mutharika. Depois, se reencontra com Meghan e Archie na África do Sul para visitar outra cidade, próxima a Joanesburgo.