Exercícios Felino 2018/2919 da CPLP encerram Sexta-feira em Cabo Ledo

Exercícios Felino 2018/2919 da CPLP encerram Sexta-feira em Cabo Ledo

Demonstração de dinâmicas das actividades de operações de Paz e Ajuda Humanitária, a serem feitas pelos três ramos das Forças Armadas Angolanas(FAA), Exército, Força Aérea Nacional (FAN) e Marinha de Guerra de Angola (MGA) vão encerrar o Exercício da Série Felino, Ciclo 2018/2019 A decorrer desde o dia 9 do mês em curso no Centro de Instrução de Tropas Especiais (Comandos), em Cabo Ledo, 80 quilómetros de Luanda a Sul de Luanda, congrega mais de mil e 500 militares da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

A demonstração será feita com helicópteros, aviões, navios, lanchas, carros de combate e outros meios com os quais os militares de Angola (anfitriã), Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, tem vindo a treinar.

Após à abertura destes exercícios pelo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general do exército Egídio Sousa e Santos, segundo o programa de actividades, os militares desdobrar-se-iam em várias actividades de campo. Uma delas consistia em demonstrações práticas em algumas comunidades de Cabo Ledo, Barra do Cuanza e Quiçama, durante a primeira semana de trabalho. No seu discurso, Egídio Sousa e Santos tinha afirmado que com a realização destes exercícios, estava- se a dar ao cumprimento de uma missão de elevada responsabilidade, que se desenvolve num ambiente internacional.

Considerou-os como sendo a “principal plataforma na prossecução destes objectivos” e constituem o principal fórum de teste de validação de procedimentos para a nível das tropas da CPLP. Realizados sob o signo “ Treinar a Paz e Ajuda Humanitária”, durante o evento, vários procedimentos foram exercitados para serem aplicados em operações de manutenção da paz, gestão de crises, escolta a comboios humanitários, postos de observação, reconhecimento, manobras com meios aéreos, segurança de altas entidades, evacuações médicas e outros.